QUE SEJA TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS (J.F.de ASSIS)
Na Bíblia encontramos
por várias vezes as palavras: louvar, cantar, dançar, exaltar etc; mas as
raízes etimológicas destas palavras são diferentes, assim como seus
significados. Não podemos dar uma fórmula ou uma receita de como adorar ao
Senhor, porque a adoração é algo espiritual, íntimo e pessoal. Mas a Bíblia nos
ensina como podemos expressar exteriormente nossa experiência íntima e pessoal
com o nosso Senhor.
O Salmista e rei Davi
foi uma das maiores expressões de adoração ao Senhor, cantando Salmos de
exaltação ao seu Deus. Mas o que significa a palavra Salmos para nós, cristãos?
A
palavra Salmo significa CANÇÃO
SAGRADA.O maior livro da Bíblia é o Salmo. As pessoas que se
rendem ao Senhor em louvor e adoração liberam a gloriosa presença de Deus mesmo
que estejam enfrentando circunstâncias difíceis (At 16:25-26). Há poder no louvor! Existem
algumas palavras em hebraico que traduzem “louvor”:
1- YADAH
Significa uma ação
voluntária que expressa dependência absoluta em Deus, estendendo os braços e
levantando as mãos, louvando ao Senhor (II
Cr 20:19; Sl 63:4; 134:2; I Tm 2:8). O antônimo de yadah é encolher os braços e as mãos em sinal de desespero e angústia.
Alguns cursos que falam da personalidade humana, falam sobre a importância da
linguagem corporal, e ensinam que sem palavras e apenas através de gestos,
posturas e movimentos corporais, podemos comunicar e expressar atitudes e
mensagens positivas ou negativas.
2- TOWDAH (em hebraico
se pronuncia TOVDA)
Significa levantar as
mãos com ações de graças, apresentar sacrifícios de ações de graças, não
somente por tudo o que já recebeu, mas também por aquilo que se espera receber.
Fé em ação – Jr 33:11. Segundo o Salmo 100:4, a “chave” para termos uma
vida de louvor, de vitória e êxito é: “Sacrifícios
de ações de graças”. As pessoas que perdem esta “chave” tornam-se pessoas
amargas, rancorosas, inconformadas, e vivem culpando e acusando a todos de tudo
e por tudo! Na Bíblia, podemos encontrar algumas razões da importância de
levantarmos as mãos: Sl 28:2; 134:2;
141:2; 63:4; I Tm 2:8.
3- HALAL
Significa celebrar com
palavras, falar entusiasmadamente de algo ou alguém (Sl 35:37; 98:1; 106:1). O gozo interior deve expressar-se
exteriormente. O louvor sempre é extrovertido, audível e visível (na adoração
não acontece isso necessariamente). Quando exaltamos ao Senhor e celebramos a
sua vitória na cruz do calvário, automaticamente estamos fazendo com que o
diabo se lembre que está derrotado! Satanás odeia a Deus e, por isso, quer
roubar a alegria e a paz que há em nós (Jo
10:10).
4- SHABACH
Significa expressão de
júbilo e vitória. Expressões em alta voz, forte voz, gritos de júbilo (Sl 47:1). Quando nos lembramos que
maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo e celebramos ao
Senhor com vozes de júbilo, estamos lembrando ao diabo que ele já está
derrotado.
5- BARAK
Significa bendizer ao
Senhor, como um ato de adoração. Prostrado, ajoelhado na presença de Deus,
esperando receber um milagre dele (Sl
95:6). Deve haver uma coerência entre o que cantamos e o que expressamos.
Precisamos expressar e viver o que cantamos (Fl 2:10-11).
6- ZAMAR
Significa usar ritmos e
música. Tocar com os dedos das mãos um instrumento musical. Tocar e cantar a
música com força, vigor, entusiasmo e sentimento (Sl 33:3; 57:9; 105:2; 108:3; 150:1-6
7- TEHILLAH
Significa a forma mais
exaltada de louvor ao Senhor. É louvar ao Senhor com um cântico novo, um canto
não aprendido previamente de memória. A ênfase principal desta palavra é dar
liberdade ao espírito para que expresse com voz audível, palavras de gratidão e
adoração, estabelecendo uma relação íntima e amorosa com o Senhor.
Temos a tendência de associar os
verbos louvar e cantar. Entretanto devemos ter em mente que estas duas palavras
não são sinônimas, ou seja, louvar pode ser diferente de cantar. Isto também
ocorre entre os verbos louvar e adorar. Apesar de os associarmos, louvar pode
ser diferente de adorar. E diante disso, precisamos responder às seguintes
perguntas: Que diferença a Bíblia faz
entre louvor e adoração? Louvor e adoração não são a mesma coisa? Se não posso
cantar determinada música na igreja, então aquela música é pecaminosa? Existe
alguma música de louvor a Deus que não seja apropriada para a casa de Deus?
A palavra louvor significa “ato de louvar, aplauso, elogio, encômio.
Apologia de uma obra meritória”. Sendo assim o louvor pode ser dirigido a
pessoas, instituições, ideologias, objetos, lugares, animais, e outras coisas,
através de elogios, aplausos, cânticos, falas poéticas, apologéticas,
informais, etc. Por exemplo, quando cantamos o Hino Nacional Brasileiro,
estamos louvando o Brasil. Portanto louvar significa “admirar, falar bem, elogiar, engrandecer”. Diariamente, estamos
louvando muitas coisas ao nosso redor.
Quando louvamos a Deus, estamos
admirando os atributos do Seu caráter: fidelidade, bondade, amor,
longanimidade, retidão, justiça, misericórdia, etc. Usamos as expressões dos
nossos anseios para fazer isto. Qualquer um pode fazer isto. A natureza, por
exemplo, também pode louvar a Deus (Salmos
19:1). Louvor é algo que qualquer um pode dar a qualquer coisa ou pessoa (Salmos 9:11;33:2;67:3;42:12).
O Que é Adoração? O vocábulo adoração deriva da palavra em latim adorare, que etimologicamente vem a ser
“falar com”. O dicionário define seu
significado como “ato de adorar; culto a
Deus; amor profundo”. É render culto a Deus, coisas ou pessoas consideradas
como sendo santos. É prostrar-se diante de algo em “sinal de reconhecimento, rezar, idolatrar, amar apaixonadamente”.
Há duas palavras no Antigo Testamento significando adoração: Uma delas, em certos lugares, tem
o sentido de fazer “reverência”,
“inclinar-se” (Daniel 2:46; 3:5); A outra, usa-se a respeito do culto
prestado ao Senhor e a outros deuses ou objetos de reverência religiosa (Gênesis 24:26, 48; Êxodo 34:14;
Deuteronômio 4:19)
A palavra traduzida mais frequentemente
para adorar é o vocábulo
hebreu shachah, que aparece
mais de 170 vezes na Bíblia hebréia com o significado de “adorar, prostrar-se, inclinar-se” (Êxodo 34:8; Salmos 66:4; 95:6; Zacarias 14:16). A outra palavra
é abhôdhâ, que significa servir com temor reverente, admiração e
respeito.
No Novo Testamento, a palavra
principal para adoração deriva da palavra grega proskyneo. “Pros”
significando “até” e “kuneõ” “beijar”; ou seja, beijar a mão de alguém, como sinal de
consideração, fazendo-se uma inclinação respeitosa. Proskyneo é usada quase 60 vezes com o sentido de fazer reverência, prestar obediência, adorar a
Deus, reverenciar a Jesus Cristo, idolatrar (Mateus 4;10; Marcos 5:6; Atos 7.43
– cf. Apocalipse 9:20; 14:9; 22:8). Há ainda a palavra grega latreia, que origina palavras como
idolatria.
De acordo com a Bíblia, a
adoração está associada à ideia de culto, reverência, veneração por aquilo que
Deus é (Santo, Justo, Amoroso, Soberano,
Misericordioso, etc… Salmos 96:9; Apocalipse 4:8-11; Apocalipse 7:11-12;
Apocalipse 11:16-17). Ou seja, independentemente do que Deus faz, fez ou
fará, nós devemos adorá-Lo, pois, Ele é Deus. Todos nós sabemos que somente a
Deus se deve adorar. Somente Ele é digno de adoração. A adoração que não é
dirigida a Deus é idolatria. A Bíblia a condena (Lucas 4:8; Deuteronômio 11:16; Êxodo 20:4; Levítico 26:1; Isaías 42:8).
Deus é incisivo em reivindicar adoração somente a Si.
As palavras no Antigo Testamento
para louvor vêm do hebraico hãlal,
que significa fazer ruído, yãdhâ,
que está associada às ações e gestos corporais que acompanham o louvor e, zãmar, que é associada à música tocada
e cantada. No Novo Testamento, temos como origem a palavra grega eucharistein, que significa agradecer e
a palavra eulogein, que significa
bendizer. Nosso principal louvor deve ser dirigido a Deus. Nas vezes em que o
louvor acontece, este é dirigido do humano ao divino. Como Senhor do nosso
viver, Ele deve receber o nosso mais alto e prioritário louvor.
O nosso louvor a Deus pode
acontecer de forma indireta. Ao afirmar que se pode louvar outros seres
diferentes de Deus, mas que o mais alto louvor deve ser para Ele, parece ser
levantada uma contradição. Mas ao louvarmos diretamente a outros seres, se Deus
estiver sendo honrado, ele pode estar sendo indiretamente louvado. Por exemplo:
quando uma esposa declara uma poesia que elogia seu esposo, ela está
louvando-o, mas por esta ser uma ação que agrada a Deus, através dela, Ele
também está sendo louvado.
Tudo que mostra, aponta, ou faz
lembrar de Deus como Supremo, verbalmente ou não, está louvando-O. A própria
Bíblia é um louvor a Deus, enquanto louva outras coisas, também. A natureza,
sem cantar nem falar, louva a Deus. Os
céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas
mãos (Salmos 19:1). Levando em consideração que o louvor pode existir
nas formas direta e indireta, em tudo o que fazemos, deve caber o louvor a
Deus, ainda que indireto. Portanto, quer
comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de
Deus (I Coríntios 10:31).
Toda música que uso, deve
permitir que eu, direta ou indiretamente, louve a Deus. Talvez a canção nem
mencione o nome de Deus. Pode ser, por exemplo, o louvor a um aniversariante.
Analise: Parabéns pra você, nesta
data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida. Este é um
louvor que fazemos a alguém que está completando anos. Ao fazê-lo, não estamos
desonrando a Deus. Ele também se alegra nisto. Esta é uma “outra coisa” feita
“para a glória de Deus”. Aí está uma canção que louva a Deus somente da forma
indireta.
Não devemos nunca nos esquecer do
sentido da palavra adoração: prestar culto. Isto sim, se faz somente a
Deus. Há músicas que, embora louvem a Deus, não servem para a adoração a Deus,
por serem louvores indiretos a Ele. Logo, existem canções que, embora sadias,
não são recomendáveis para serem usadas na igreja. Talvez a música até mencione
Deus, mas não é música de culto. São músicas que, embora O louvem, não O
adoram. Diante de tanta diferença de gostos e formações culturais geradas pela
transculturação interna dentro da nossa sociedade brasileira, nossos músicos
precisam ter uma flexibilidade e bom senso muito grandes para produzir músicas
que se adequem a diferentes contextos de adoração. Como este leque é bem
extenso, poderá ter pontos incompatíveis; poderá haver músicas que sirvam para
adoração em um contexto, e em outro não.
Fazer música é uma forma, na
linguagem paulina, de profetizar. Portanto, siga o conselho de Paulo em relação
às profecias, aplicando-os à musicalidade da sua comunidade cristã – “Julgai todas as coisas, retende o que é
bom” (I Tessalonicenses 5:21) – ao selecionar as músicas para serem
usadas, analise o contexto e as pessoas que participarão, executando-as e
ouvindo-as. Se a música levar a maior parte das pessoas a Jesus, num espírito
de adoração e louvor, sem ruído de comunicação, ela é adequada; caso contrário,
deve ser substituída (mas tal substituição não quer dizer que em outro contexto
a música não seja adequada), a despeito dos gostos particulares.
Porque cabe também aos que lidam
com a música na igreja, a terem a humildade suficiente que um mensageiro de
Deus precisa ter, de submeter a escolha de cada música para o contexto, não segundo
os seus caprichos, mas segundo o que melhor aprouver para a membrasia presente
no tempo e local de cada contexto.
A música na igreja deve louvar e
adorar, pois a casa de Deus é lugar para adorá-Lo. “Também os levarei ao meu santo Monte e os alegrarei na minha Casa de
Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar,
porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. “ (Isaías
56:7). Ao submetermos um cântico dentro do recinto sagrado, devemos
analisar se ele serve de instrumento de prestação de culto, de adoração.
Se a música não puder conduzir os
adoradores à veneração ao sagrado, provavelmente não será apropriada para uso
nos Átrios do Senhor. Mas isto não quer dizer que, se a música não serve para
ser usada na igreja, então ela é pecaminosa. Em toda adoração deve haver
louvor, mas nem sempre há adoração em todo louvor. A música na igreja deve ser o preguinho na parede, que segura o quadro
que é Jesus. Não queira ser o quadro, na igreja, pois a única obra-prima
para ser adorada e reverenciada é Jesus. Portanto, não nos esqueçamos: Louvando
ou adorando, QUE SEJA TUDO PARA A GLÓRIA
DE DEUS!
É MARAVILHOSO PODERMOS ADORAR VERDADEIRAMENTE AO NOSSO DEUS COM CÂNTICOS E BRADOS DE VITÓRIA. ADOREMOS AO ÚNICO QUE É DIGNO DE TODA ADORAÇÃO. JESUS! JESUS!
ResponderExcluirÉ MARAVILHOSO PODERMOS ADORAR VERDADEIRAMENTE AO NOSSO DEUS COM CÂNTICOS E BRADOS DE VITÓRIA. ADOREMOS AO ÚNICO QUE É DIGNO DE TODA ADORAÇÃO. JESUS! JESUS!
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