sábado, 20 de agosto de 2016

VOLTAI-VOS O OLHAR

VOLTAI-VOS O OLHAR (J.F de ASSIS)

De acordo com a definição humana a palavra olhar significa: Fixar os olhos em; contemplar, fitar, mirar. Mirar-se, ver-se. Estar em face ou em frente de. Estudar, examinar, observar, pesquisar, sondar. Atender a; considerar, ponderar. Cuidar de, velar, interessar-se por, proteger. Encarar-se, fitar-se mutuamente. Considerar, julgar, reputar. Olhar é repousar os olhos em outros olhos, com a expectativa de ser retribuído no gesto e na intenção.
O olhar pode ser uma súplica de alguém que deseja ser visto e ouvido. Um olhar pode muito em sua intenção, pode dizer muito mais dos que as palavras eloquentes de um orador, pois o olhar pode estar carregado de sinceridade, de amor, de meiguice e principalmente de pureza de coração. Com o olhar podemos revelar o que se passa em nossa alma. O olhar reflete os sentimentos do coração, pois os olhos exteriorizam o que está oculto no coração. A própria palavra de Deus diz que “Deus não olha como o homem vê”, porque Deus vê não com os olhos carnais, carregados de egoísmo, mentira e maldade.
O olhar de Deus é um olhar de misericórdia, pois é com o seu olhar que Deus nos sonda e nos conhece. É como se O olhar de Deus fosse um verdadeiro scanner. Se tivéssemos de falar com Deus sem usarmos a articulação das palavras, bastaria que olhássemos para a sua face e ele saberia o que estaria afligindo a nossa alma. Seu olhar nos penetraria de tal forma que atingiria nossa alma em fração de segundos, pois Deus é Onisciente, Onipresente e Onipotente. Olhar além de pedir é também atender. Olhamos para a face de Deus e Ele nos atende com amor.
Quando o Senhor nos criou nos dotou de sentimentos e emoções. As emoções se refletem em nosso olhar, quando o enchemos de lágrimas no momento da dor, da alegria e da tristeza. A emoção nos envolve quando buscamos ao Senhor. Mesmo com os olhos fechados podemos ver a face do Senhor. Que privilégio e que contrassenso para a compreensão humana: de olhos fechados podemos ver o Criador de todas as coisas. O Senhor cuida de nós com o olhar, pois seus olhos nos acompanham em qualquer lugar que estivermos.
A palavra do Senhor diz que os olhos do Senhor nos alcançam no mais profundo abismo, no mais fundo dos oceanos, na maior escuridão possível, ali ele nos verá e nos confortará. Que maravilha Deus nos deu quando nos criou! Deu-nos a capacidade de contemplar as Suas maravilhas, de nos maravilharmos com tudo o que de belo Ele nos presenteou. A beleza das flores, as cores, as texturas, o colorido das folhas, o vibrante colorido das penas das aves, o azul turquesa, o verde esmeralda dos oceanos, os vales, as montanhas, a frágil e envolvente beleza das crianças, os multiformes olhares do ser humano, a graciosidade da perfeição humana, seus traços, suas linhas, suas formas, suas expressões.

O olhar é uma ligação com o divino, uma ponte com o sobrenatural, pois podemos com um olhar contemplar as dimensões dos céus. O olhar é o testemunho vivo de que Deus tem muito para nos dar, e para que experimentemos essa benção basta olharmos para Ele e ver-nos refletidos nos olhos do Senhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário