segunda-feira, 15 de agosto de 2016




ALICERÇAI-VOS NA PALAVRA DE DEUS

“Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. ” (II Timóteo 2:15)



Quero colocar nesse momento a importância de lermos a bíblia entendendo a palavra LOGOS E RHEMA para a compreensão e desenvolvimento da nossa fé. Muitos tem andado manco como Cristão por não ter entendimento da palavra de Deus e por isso destruindo a efetividade do mover do Espírito santo. Os dois vocábulos: “Logos” e “Rhema” possuem o mesmo significado: a Palavra de Deus, porém, na língua grega em que foi escrito o Novo Testamento, estes dois vocábulos possuem significados diferentes.

“Logos” significa a palavra de Deus dita, escrita, é a letra, o conhecimento e a vontade de Deus para as nossas vidas através da Bíblia, que na sua totalidade é a palavra de Deus, sua palavra objetiva. “Rhema” significa a palavra de Deus revelada e aplicada pelo Espírito Santo de forma específica ao nosso coração usando o “logos” de Deus. Rhema é a palavra subjetiva, estando sujeita ao “logos”. Para nossa maior compreensão sobre estes vocábulos vejamos alguns exemplos: Jesus disse: “Se alguém me ama; guardará a minha palavra (logos)”. (João 14:23). O Apóstolo Paulo disse a Timóteo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra(logos) da verdade” (II Timóteo 2:15). Maria disse ao anjo Gabriel, quando foi visitada por ele trazendo-a a notícia de que ela conceberia e daria à luz um filho que seria chamado Jesus: “Faça-se comigo conforme a Tua palavra (Rhema)”. Jesus disse ao diabo, quando foi tentado para transformar as pedras em pães: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra (Rhema) que sai da boca de Deus”. (Mateus 4:4).

“A palavra “Rhema” é espírito e vida, e isso nos leva a entender que a palavra “logos” não pode dar vida; ao contrário, pode até matar; pois a letra mata, mas o espírito vivifica” (II Coríntios 3:6). Diante de tudo isso, precisamos estar comprometidos com o “Logos” e com o “Rhema”, no conhecimento e também em ter experiências com o sobrenatural de Deus. Não podemos depender só do “Logos” ou só do “Rhema”. “Rhema” não é independente de “Logos”, pois se apoia nele. Quando Deus fala ou ministra de maneira específica, o Espírito Santo usará o “Logos”, aplicando em nossa situação presente, segundo a Sua boa vontade. Infelizmente, nem todos que professam sua fé em Cristo Jesus, vivenciam o Logos e o Rhema de Deus, por isso, são pessoas embaraçadas, frias, desmotivadas, incrédulas.

Desde que saibamos o significado de cada vocábulo, devemos colocar em prática, lendo, estude a Bíblia, e se entregando ao Espírito Santo, para que o “Rhema” de Deus seja marca em nossa vida. Em grego, o idioma em que se escreveu o Novo Testamento, existem dois vocábulos que se traduziram ao espanhol como “palavra”. Um é ‘logos’, e o outro é ‘rhema’. Embora o significado geral é “palavra”, em grego os dois vocábulos mencionados têm matizes diferentes, que o vocábulo espanhol não reflete. ‘Logos’ é a Palavra de Deus que foi dita uma vez. ‘Rhema‘ é a Palavra que foi dita pela segunda vez. A Bíblia inteira é a Palavra (logos) de Deus. É o que Deus já falou na história, é a palavra de verdade, uma revelação completa, cabal, da vontade de Deus para o homem. Mas a Bíblia não é a ‘rhema’ de Deus, porque a ‘rhema é o que Deus nos fala pela segunda vez, por meio do Espírito Santo, em forma específica ao nosso coração. O ‘logos’ é a Palavra objetiva; ao contrário a ‘rhema’ é a Palavra subjetiva. Quando María recebeu a visita do anjo, lhe trouxe a ‘rhema’ de Deus. Por isso María pôde dizer: “Faça-se comigo conforme a sua palavra” (‘rhema’) (Lucas. 1:38).

Deus tinha falado a ela especificamente. A ‘rhema’ de Deus não é independente do ‘logos’, pois se apoia nele. Quando Deus nos fala de maneira específica, o Espírito Santo usará o ‘logos’ para fazê-lo, e o fará aplicando-o à nossa situação presente. Um fragmento do ‘logos’ se transformará em ‘rhema’ para nós, e suprirá nossa necessidade. Quando o Senhor respondeu a Satanás no deserto disse: Não só de pão viverá o homem, mas também de toda palavra (‘rhema’) que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). O Senhor tinha recebido a ‘rhema’ de Deus, esse era seu alimento, portanto não precisava converter as pedras em pão. São as ‘rhemas’ de Deus os que nos alentam, exortam-nos, edificam-nos. São as respostas de Deus, procedentes de sua Palavra, que nos enchem o coração de certeza, gozo e paz.

Como a igreja é purificada hoje das impurezas do mundo? “Pela lavagem da água pela palavra” (‘rhema’) (Efésios 5:26). Que importante é! Quanto necessitamos das ‘rhemas’ de Deus! Agora, como obter estes ‘rhemas’? Primeiro, devemos estar muito familiarizados com o ‘logos’. Temos que encher nossa mente e nosso coração com a Bíblia; assim, o Espírito Santo terá muito o que lançar mão para nos falar em situações determinadas. O Espírito Santo tomará a letra da Palavra (o ‘logos’) e a transformará em espírito, pois a Palavra (a ‘rhema’) é espírito e vida, é a Palavra viva de Deus. Se nos abrirmos a Palavra de Deus (o ‘logos’), para que abunde em nosso coração, as rhemas abundarão também em nossa vida, e assim a Palavra de Deus paulatinamente se irá encarnando em nós. Quer dizer, iremos sendo transformados na mesma imagem de nosso Senhor Jesus Cristo. Para concluir a “rhema” é a revelação dada pelo Espírito Santo de Deus; àquilo que transcende a Palavra escrita.

Quando pensamos em uma construção de uma casa ou de um edifício, pensamos logo no alicerce desta casa ou deste edifício, aliás, a palavra edifício vem do latim aedificĭum, um edifício é uma construção fixa que serve de alojamento humano ou que permite realizar várias atividades. Os materiais e as técnicas utilizadas para a construção de edifícios foram mudando e evoluindo com o avançar da história. Chama-se arquitetura à ciência que se dedica à arte da construção de edifícios. Um edifício precisa ter o alicerce, antes de tudo, para que possa ser erguido. É o alicerce que vai dar a sustentação necessária para que a edificação se mantenha de pé e sustente todo o seu peso. Ou seja, é o alicerce o responsável pela existência daquela edificação. O alicerce é quem vai dar o suporte, o apoio, a fundamentação, a estrutura, a segurança, a tranquilidade, a fé de que aquele prédio, ou aquela edificação resista e se mantenha de pé. É claro que há outros fatores que contribuem para que o alicerce cumpra a sua função, como o terreno em que foi posto, por exemplo.

Não se pode colocar um alicerce em um terreno acidentado ou que não apresente solidez, pois corre-se o risco de a edificação tombar. O alicerce é o responsável pela firmeza do prédio, mas é o terreno firme que irá favorecer ao alicerce a sua solidez e fim. Não se pode atribuir somente ao alicerce a função de dar à edificação a segurança e o equilíbrio, pois um está atrelado ao outro.

A Bíblia fala do homem insensato que construiu a sua casa na areia e desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda. E o outro, sensato, construiu a sua casa na rocha e veio a chuva e o vento e ela se manteve firme, porque estava edificada na rocha. (Mt 7:24-27)

A palavra alicerce vem do Árabe AL-ISAS, “fundamento, base, alicerce”. Que quer dizer: um maciço de alvenaria, geralmente abaixo da superfície, sobre o qual se assentam as estruturas externas de uma construção; base, fundação. A escavação que se destina a assentar o alicerce.

A palavra estrutura vem do latim structūra,ae, ação ou modo de edificar ou de construir, aquilo que se construiu; estrutura, organização; disposição, arranjo, radical de structum, "reunir, juntar, dispor, arranjar; levantar, erguer, construir"; Estrutura significa, entre outras coisas, ordem dos elementos essenciais que compõem um corpo (concreto ou abstrato) e processos de uma construção; edificação.

Ora, para que uma edificação se mantenha de pé, firme e segura e, por conseguinte cumpra a sua finalidade de dar abrigo e proteção para quem viver nela, é necessário que se faça um alicerce. Assim é a palavra de Deus para nós. Ela foi construída e constituída para ser o nosso alicerce de fé, com o qual iremos fundamentar nossa crença em um Deus supremo, que criou os céus e a terra e tudo o que neles há. Criou o homem à sua imagem e semelhança, dando ao homem o privilégio de dominar sobre todas as coisas que foram criadas e todos juntos adorassem ao criador do mundo.

A Bíblia é esse suporte firme, a estrutura inabalável que Deus criou para nós nos orientarmos sobre o seu reino. Sua estrutura é sólida e incontestável, assinada pelo maior arquiteto que conhecemos. Mas para que a construção da nossa vida cristã se mantenha firme, sustentada pelo alicerce, que é a palavra de Deus, é preciso que sejamos um terreno firme, não pode ser pantanoso, argiloso, arenoso nem acidentado. Temos de ser firmes e nos firmarmos no alicerce.

Devemos estar firmes contra os deslizamentos, as intempéries do mundo e das armadilhas do tempo, das tempestades, dos ventos fortes, dos tremores e dos abalos morais e do caráter. Nossa construção deve ser imune aos raios, trovoadas e dardos inflamados do maligno. Uma edificação tem de ter o prumo certo para que não cresça torta e venha a cair mais tarde nos dias maus. As paredes têm de ser planas, sem depressões, trincas e brechas que favoreçam as infiltrações e sejam infestadas de todo o tipo de insetos invasores. Temos de ter um piso firme e reto para evitar tropeços que irão nos acidentar e nos prostrar no chão.

Uma boa habitação é forrada para evitar que a poeira e outros resíduos danosos invadam o ambiente. As portas e janelas bem estruturadas com ferrolhos firmes para que promovam proteção e segurança, devemos tomar cuidado com a ferrugem que danifica as estruturas. De nada vai adiantar uma casa bem caiada se o seu alicerce não foi colocado. Precisamos estar bem alicerçados para que todo o resto funcione e fique perfeito aos olhos de Deus e dos homens.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante do que espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. ” (Hb 4:12)

            A palavra de Deus é viva, eficaz e verdadeira pois três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. ” (Hb 5:7) Então devemos crer que quando lemos a palavra de Deus, não estamos lendo um simples livro literário, escrito por homens. Mas a Bíblia, apesar de ter sido sim escrita por homens, ela foi inspirada pelo Espírito Santo de Deus, que soprou no coração do homem os propósitos de Deus. Ela é viva porque é Deus falando conosco, quando a folheamos. A Bíblia não é estática, ou seja, como um livro qualquer, um romance ou uma ficção científica. A Bíblia atende ao nosso clamor em qualquer tempo, lugar ou situação, dependendo de quem a lê.

A qualquer tempo e fora de tempo, todas as vezes em que lançamos mão para abrir e descobrir suas verdades, o Senhor está falando, logo, pois, ela é viva. “Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes” (I João 2:7). A palavra de Deus atravessa as eras e permanece viva entre nós. É eficaz, pois assim diz o Senhor: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra” (Ap 6:9)

Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação (I Tm 4:9) O Senhor nos adverte para que retenhamos sua fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderosa, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes (Tito 1:9) “Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; (II Tim 3:16). A palavra de Deus nos dá o fundamento necessário para que sirvamos ao Senhor com sabedoria e verdade. A palavra é proveitosa para ensinar pois cada vez que a consultamos, descobrimos qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para conosco.

É através dela que nos tornamos aptos para cumprir o seu ide, que é o de levar a cultura do reino de Deus a toda criatura em Samaria e até os confins da terra, (Marcos 16:15) bem como para a nossa vida, casa e nação, levando-nos a ter uma vida plena com Deus. O Senhor nos diz para que procuremos nos apresentar como obreiros aprovados, que não tenha do que se envergonhar e para que manejemos bem a palavra da verdade. (II Tim 2:15). Ora, como manejar bem a palavra se não a lemos? É necessário que descubramos quão eficaz e viva e instrutiva é a sua palavra. “E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por ele fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. ” (Hb 12:5-8)
Os gregos davam o nome de “biblos” a folha do papiro preparada para a escrita. Um rolo de “biblos” de tamanho pequeno era chamado de “biblion” e vários destes rolos formavam a “Bíblia”. Do grego biblion do qual a palavra bíblia procede.  Bíblia está no plural – significando vários livros.
Literalmente “Bíblia” significa
: coleção de livros pequenos (Plural). A palavra bíblia parece ter sido usada pela primeira vez por volta do século IV, por João Crisostomo, patriarca de Constantinopla. A definição canônica para Bíblia é “a revelação de Deus à humanidade
Segundo a tradição aceita pelos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1500 e 450 a.C. (livros do Antigo Testamento) e entre 45 e 90 d.C. (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos. A maioria dos historiadores considera que a data dos primeiros escritos acreditados como sagrados é bem mais recente: por exemplo, enquanto a tradição cristã coloca Moisés como o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia (Pentateuco), muitos estudiosos aceitam que foram compilados pela primeira vez apenas após o exílio babilônico, a partir de outros textos datados entre o décimo e o quarto século antes de Cristo. Muitos estudiosos também afirmam que ela foi escrita por dezenas de pessoas oriundas de diferentes regiões e nações.
Segundo uma interpretação literal do Gênesis (primeiro livro da Bíblia), o homem foi criado por Deus a partir do , após os céus e a terra, entre seis e oito mil anos atrás, e ganhou a vida após Deus soprar o fôlego da vida em suas narinas.
É o livro mais vendido de todos os tempos com mais de seis bilhões de cópias em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o único presidente que não fez o juramento de posse com a mão em uma Bíblia foi Theodore Roosevelt (1901-1909), de acordo com os registros oficiais do Arquiteto do Capitólio.  John  Quincy Adams (1825-1829), em sua posse, de acordo com cartas escritas pelo mesmo, colocou a mão em um volume de direito constitucional ao invés da Bíblia para indicar a quem pertencia sua lealdade.
ORIGEM DO TERMO “TESTAMENTO”
Este vocábulo não se encontra na Bíblia como designação de uma de suas partes. A palavra portuguesa "testamento" corresponde à palavra hebraica berith (que significa aliançapactoconvêniocontrato), e designa a aliança que Deus fez com o povo de Israel no Monte Sinai, tal como descrito no livro de Êxodo (Êxodo 24:1-8 e Êxodo 34:10-28). Segundo a própria Bíblia, tendo sido esta aliança quebrada pela infidelidade do povo, Deus prometeu uma nova aliança (Jeremias 31:31-34) que deveria ser ratificada com o sangue de Cristo (Mateus 26:28). Os escritores do Novo Testamento denominam a primeira aliança de antiga, em contraposição à nova (II Coríntios 3:6-14).
Os tradutores da Septuaginta, que é o nome dado para a versão da Bíblia hebraica traduzida em etapas para o grego koiné, entre o século III a.C. e o século I a.C., em Alexandria. Dentre outras tantas, é a mais antiga tradução da bíblia hebraica para o grego, lingua franca do Mediterrâneo oriental pelo tempo de Alexandre, o Grande... A tradução ficou conhecida como a Versão dos Setenta (ou Septuaginta, palavra latina que significa setenta, ou ainda LXX), pois setenta e dois rabinos  (seis de cada uma das doze tribos) trabalharam nela e, segundo a tradição, teriam completado a tradução em setenta e dois dias.
A Septuaginta, desde o século I, é a versão clássica da Bíblia hebraica para os cristãos de língua grega e foi usada como base para diversas traduções da Bíblia. Traduziram berith para diatheke, embora não haja perfeita correspondência entre as palavras, já que berith designa "aliança" (compromisso bilateral) e diatheke tem o sentido de "última disposição dos próprios bens", "testamento" (compromisso unilateral). As respectivas expressões "antiga aliança" e "nova aliança" passaram a designar a coleção dos escritos que contém os documentos respectivamente da primeira e da segunda aliança.
As denominações "Antigo Testamento" e "Novo Testamento", para as duas coleções dos livros sagrados, começaram a ser usadas no final do século II, quando os evangelhos e outros escritos apostólicos foram considerados como parte do cânon sagrado. O termo "testamento" surgiu através do latim, quando a primeira versão latina do Velho Testamento grego traduziu diatheke por testamentum . Jerônimo de Estridão, revisando esta versão latina, manteve a palavra testamentum, equivalendo ao hebraico berith — "aliança", "concerto", quando a palavra não tinha essa significação no grego. Afirmam alguns pesquisadores que a palavra grega para "contrato", "aliança" deveria ser suntheke, por traduzir melhor o hebraico berith.
Os vários nomes da Bíblia: Escrituras (Mt. 21.42); Sagradas Escrituras (Rm 1.2); Livro do Senhor (Is. 34.16); Oráculos de Deus (Rm. 3.2); Palavra de Deus (Mc 7.13; Heb 4.12). A Bíblia Protestante: A Bíblia, na tradução de Almeida Revista e Corrigida, contém cerca de 3.566.480 letras, que constituem 773.692 palavras, 1189 capítulos, 31.102 versículos.
A Bíblia protestante tem 66 livros. Os sete livros a menos das igrejas evangélicas são livros do Antigo Testamento que foram escritos em grego e que, por isso, não entraram na Bíblia Hebraica e também Lutero não incluiu na Bíblia. Admitindo só os livros escritos em hebraico. Os livros são os seguintes: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1 e 2 Macabeus e ainda partes de Ester e Daniel (isto é, Est 10,4-16,24; Dn 3,24-90; 13-14 Segundo a divisão feita em 1228, pelo bispo Stephen Langton, a Bíblia Protestante, que conta 66 livrostem 1.189 capítulos.
Na Bíblia protestante, há 929 capítulos no Antigo Testamento e 260 no Novo. O total é de 1.189 capítulos. Sempre conforme a Bíblia protestante, no Antigo Testamento temos 23.145 versículos e 7.957 no novo, que somam 31.102 versículos. Nela podemos encontrar tudo aquilo que buscamos para compreender o nosso papel no reino de Deus. Em um estudo mais profundo podemos analisar a Bíblia desta forma:
1.    Quantas letras têm a Bíblia?
A Bíblia contém cerca de 3.566.480 letras, que constituem 773.692 palavras.
2.    Quantos versículos têm a Bíblia?
A Bíblia possui 31.173 versículos (o maior é Et 8.9; o menor é Jó 3.2).
3.    Quantos capítulos têm a Bíblia?
A Bíblia conta com 1.189 capítulos
4.    Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e por quem?
A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França
5.    Quando a Bíblia foi dividida em versículos e por quem?
A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Foram eles que, entre os séculos IX e X primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d´Etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no ano de 1551. D´Etiénne morava então em Gênova, na Itália.
6.    Qual(is) a(s) primeira(s) Bíblia(s) completa(s) publicada(s) com a divisão de capítulos e versículos?
Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1.530. A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1.560, na Suiça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas. (Hoje, as notas históricas dos estudiosos protestantes de Genebra agregadas a novas notas de estudo podem ser encontradas em um recente lançamento da Sociedade Bíblica do Brasil: a Bíblia de Estudo de Genebra). Em Português, já a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida(1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos.

IMAGINE que você é um cristão que vive no primeiro século. Sua congregação acabou de receber uma carta do apóstolo Paulo. Enquanto ela é lida, você nota que muitas vezes ele cita “os escritos sagrados”, ou seja, as Escrituras Hebraicas. (2 Timóteo 3:15) Você pensa: ‘Eu gostaria de saber que trecho ele está citando.’ Mas isso não teria sido fácil. Por que não?

NEM CAPÍTULOS NEM VERSÍCULOS

Como eram os manuscritos dos “escritos sagrados” que havia nos dias de Paulo? Veja um exemplo nesta página — uma parte do livro de Isaías nos Rolos do Mar Morto. Há apenas texto corrido, sem pontuação nem os números de capítulos e versículos que usamos hoje.
Os escritores da Bíblia não dividiram a mensagem em capítulos e versículos. Eles simplesmente escreveram tudo o que Deus transmitiu a eles. Fizeram isso para que os leitores pudessem entender toda a mensagem, não apenas pequenas partes dela. Do mesmo modo, quando você recebe uma carta importante de alguém que ama, você quer ler a carta inteira, não apenas pequenas partes.
Mas a falta de capítulos ou versículos era um problema. Paulo não tinha como ajudar seus leitores a saber de onde havia tirado o que estava escrevendo. Ele só podia usar expressões como “assim como está escrito” ou “conforme Isaías predisse”. (Romanos 3:10; 9:29) E a pessoa só conseguiria encontrar essas citações se conhecesse bem “os escritos sagrados”.
Além disso, aqueles “escritos sagrados” continham muitas informações da parte de Deus. Por volta do fim do primeiro século da Era Cristã, eles já eram uma coleção de 66 livros. É por isso que a maioria dos leitores da Bíblia hoje acha útil ter capítulos e versículos numerados. Isso os ajuda a encontrar informações específicas, como as muitas citações nas cartas de Paulo.
Você talvez se pergunte: ‘Então quem dividiu a Bíblia em capítulos e versículos?’

QUEM DIVIDIU A BÍBLIA EM CAPÍTULOS?

O clérigo inglês Stephen Langton, que mais tarde se tornou arcebispo de Cantuária, dividiu a Bíblia em capítulos. Ele fez isso no início do século 13 EC, quando era professor na Universidade de Paris, na França.
Antes de Langton, vários eruditos haviam tentado diferentes maneiras de dividir a Bíblia em partes menores ou capítulos. Parece que tinham feito isso principalmente para ajudar a encontrar citações bíblicas. Assim, teria sido mais fácil para eles encontrar um trecho da Bíblia em apenas um capítulo do que num livro inteiro, como o de Isaías, que hoje tem 66 capítulos.
Mas tudo isso criou um problema. Os eruditos inventaram muitos sistemas diferentes e incompatíveis de dividir a Bíblia. Num deles, o Evangelho de Marcos foi dividido em quase 50 capítulos, não em 16 como temos hoje. Em Paris, nos dias de Langton, havia estudantes de muitos países. Cada um deles trouxe consigo uma Bíblia de seu país. Mas os estudantes não conseguiam encontrar facilmente o trecho que os palestrantes estavam citando. Por quê? Porque a divisão de capítulos nas suas Bíblias era diferente. Então Langton desenvolveu novas divisões de capítulos. O sistema que ele usou “chamou a atenção de leitores e escribas” e “se espalhou rapidamente pela Europa”, diz The Book—A History of the Bible (O Livro — A História da Bíblia). Foi ele quem criou a numeração de capítulos usada na maioria das Bíblias hoje.

QUEM DIVIDIU A BÍBLIA EM VERSÍCULOS?

Cerca de 300 anos depois, na metade do século 16, o renomado impressor e erudito francês, Robert Estienne, tornou as coisas ainda mais fáceis. Ele queria que as pessoas se interessassem pelo estudo da Bíblia. Estienne notou que seria muito bom ter um sistema unificado não só de capítulos, mas também de versículos.
Não foi Estienne que teve a ideia de dividir o texto da Bíblia em versículos. Outros já haviam feito isso. Por exemplo, séculos antes, copistas judeus tinham dividido toda a Bíblia Hebraica — a parte da Bíblia geralmente chamada de Velho Testamento — em versículos, mas não em capítulos. Assim como aconteceu com os capítulos, ainda não havia um sistema unificado.
Estienne dividiu as Escrituras Gregas Cristãs, conhecidas como Novo Testamento, em um novo sistema de versículos numerados. Depois juntou esses versículos com os versículos que já havia na Bíblia Hebraica. Em 1553, ele publicou a primeira Bíblia completa (em francês), que continha basicamente os mesmos capítulos e versículos que a maioria das Bíblias usa hoje. Alguns criticaram isso. Para eles, a divisão em versículos deixou o texto bíblico muito fragmentado, com várias declarações soltas. Mas esse sistema logo foi adotado por outros impressores.

UMA GRANDE AJUDA PARA O ESTUDO DA BÍBLIA

Uma ideia tão simples — ter capítulos e versículos numerados. Com isso, cada versículo bíblico tem um “endereço” único como um CEP, ou código postal. É verdade que a divisão de capítulos e versículos não foi inspirada por Deus, e às vezes isso divide o texto bíblico em lugares estranhos. Mas essa divisão torna mais fácil encontrar determinado texto bíblico, citá-lo e conversar sobre ele com outros, assim como marcamos expressões ou frases de que queremos nos lembrar quando lemos um livro.
A divisão de capítulos e versículos facilita muito as coisas. Mas lembre-se de que é importante entender tudo o que Deus quis transmitir em determinado livro. Por isso, desenvolva o hábito de ler o contexto em vez de apenas versículos isolados. Isso vai ajudar você a conhecer cada vez mais todos os “escritos sagrados, que podem torná-lo sábio para a salvação”. (2 Timóteo 3:15).

7.    Qual o maior capítulo da Bíblia?
O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos.
8.    Qual o menor capítulo da Bíblia?
O menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117, com 2 versículos apenas.
9.    Quem escreveu os livros?
Nem todos os escritores são conhecidos..
10. Quando os livros foram escritos?
Nem todas as datas são precisas ou conhecidas.
Mas a palavra de Deus também serve para nos corrigir quando erramos e nos distanciamos dos caminhos do Senhor. Ela nos diz: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. ” (Rm 12:2) “Portanto dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo: a quem imposto, imposto: a quem temor, temor: a quem honra, honra. ” (Rm 13:7)
É preciso uma renovação da nossa mentalidade para que aceitemos as verdades de Deus grafadas na Bíblia. A palavra de Deus nos mostra que a incredulidade nos afasta das bênçãos que ele, Deus, tem para nós. “E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles. ” (Mt 13:58) “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos devassos, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” (Apocalipse 21:8) “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouvistes, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” (II Tim 2: 1;2) “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade. ” (II Tim 2:19)

A palavra de Deus nos afirma que Deus ouve as nossas orações: “Mas na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração.”(Sl 66:19) “E se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” (II Crônicas 7:14)

A palavra de Deus nos lembra que o Senhor nos promete a salvação: “O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso eu o exaltarei. ” (Ex 15:2) “E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. “ (Rm 13:11)

A Bíblia nos permite descobrir as promessas de Deus para nós: “E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. E os que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados; levantarás os fundamentos de geração em geração: e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.” (Isa 58:11,12) A Bíblia nos dá empoderamento e autoridade no Espírito Santo, quando descobrimos as verdades de Deus contidas em suas páginas, pois o próprio Jesus nos afirma: “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. “ (Lc 10:19)

Portanto, meus amados irmãos, sedes firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. ” (I Cor 15:58) Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino. Que pregues a palavra, instes a tempo e fora do tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências. E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra dum evangelista, cumpre o teu ministério.

E saibais que esta Palavra foi escrita para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. Buscai na Palavra de Deus a sabedoria necessária para o seu entendimento: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberadamente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar que é levada pelo vento e lançada de uma parte para outra parte. ” (I Tiago 1:5,6) “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. ” (I João 5: 14)

            “Bem-Aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta. Que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Smirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardo, e a Filadélfia, e a Laodicéia.” (Apocalipse 1:3, 10,11)


E a palavra do Senhor nos diz: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei cousas grandes e firmes que não sabes. ” (Jeremias 33:3). Devemos aprender com o Senhor em sua palavra, pois ele nos diz: Aprendei de mim sou manso e humilde de coração. No demais irmãos, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. (Ef 6:10). Examinai tudo. Retende o bem (I Tes 5:21) Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. (João 5:39) E que seja a tua incessante busca pelo aprimoramento na palavra de Deus, o teu alicerce, que seja a palavra de Deus a fundação ideal para construíres na tua vida, uma casa não feita por mãos de homens, mas a tua morada no céu. Em nome de Jesus! ALICERÇAI-VOS NA PALAVRA DE DEUS! Que Deus nos abençoe! Amém!

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