quinta-feira, 18 de agosto de 2016

AS FERIDAS DA ALMA.




 AS FERIDAS DA ALMA... (J.F. DE ASSIS)

O QUE PRODUZ AS FERIDAS DA ALMA? As feridas da alma são produzidas em nossa vida quando experimentamos uma decepção, uma traição, uma mentira, uma agressão verbal, quando ouvimos uma palavra que nos fora liberada. Uma palavra de maldição, uma palavra dita com aspereza, com ódio, em um momento de extrema raiva. Uma ferida na alma é aberta quando somos maltratados, magoados em nosso orgulho e em nossa fé. Quando alguém mente e nos faz sofrer consequências danosas por causa dessa mentira. Uma ferida na alma se forma quando somos envolvidos em alguma trama, inocentemente.

Quando alguém abusa de nossa boa-fé. Uma ferida surge quando confiamos em alguém e esse alguém deliberadamente nos apunhala pelas costas. Essa ferida se forma em nosso ser quando somos violentados moral ou sexualmente, em algum momento de nossa vida. Quando somos abandonados por nossos pais. Quando alguém diz que não "éramos esperados", que foi um "acidente". Quando nos sentimos inferiorizados por causa de uma rejeição. Pode ser em nosso local de trabalho, na escola, na família ou mesmo em nossa congregação. E o que fazer para curarmos definitivamente uma ferida em nossa alma, pois a ferida nos estrangula e nos torna amargos?

O QUE NOS CAUSA UMA FERIDA DA ALMA? Uma ferida na alma atrai maldições, tornando-nos desobedientes, soberbos, cultivar um espírito não ensinável, cético, agressivos, frios, insensíveis, intolerantes, amargos, propensos a fobias, frios, nutrir sentimento de rejeição e inferioridade, irritadiços, egoístas, distanciamento de Deus, perda da fé, perda do amor próprio, alteração do caráter, mentirosos, propensos a ser obscenos, depressivos, propensos aos vícios, um antissocial, desconfiados das pessoas à nossa volta, mudança repentina de humor, violentos e incapaz de amar verdadeiramente nosso irmão.

Uma ferida na alma nos afasta de Deus e do que Ele tem para nos dar. Sem falar que uma ferida pode tornar o indivíduo sem autoridade espiritual, pois em um coração ferido cheio de rancor e de mágoa, o Espírito Santo não opera. Uma ferida na alma perdura durante o tempo em que é alimentada na alma do indivíduo, pode durar a vida toda, até que ela o leve à morte.

O QUE NÃO CURA AS FERIDAS DA ALMA? As feridas da alma não são curadas com nenhum remédio alopático ou fitoterápico, com nenhum medicamento encontrado em farmácias. Não são curadas com manobras de Yogue nenhum. Não são curadas nem aliviadas com sessões intermináveis em um divã, quando um profissional da psicologia ou da psiquiatria anota sua fala. As feridas da alma não são curadas com dietas milagrosas, tampouco com chás de ervas. Não são curadas com velas coloridas, ou fitinhas amarradas no pulso ou na placa dos carros, nem mesmo segurando numa corda com os pés descalços em procissões.

Nem com oferendas de flores às entidades demoníacas, como os principados e potestades, na beira de um rio ou de uma praia. As feridas da alma não são curadas com amuletos escondidos atrás da porta, pendurados num chaveiro ou no retrovisor de um carro. Não são curadas com o benzer de uma rezadeira, nem o fazer da cruz diante de uma Bíblia aberta e empoeirada na entrada de uma repartição onde você trabalha ou visita. As feridas da alma não são curadas com promessas a nenhuma entidade religiosa. Aliás, religião nenhuma irá curar as suas feridas, tampouco religiosidade. As feridas da alma também não são curadas com as suas orações ou o seu jejum.

O ÚNICO REMÉDIO: MUDANÇA DE ATITUDE! COMO? PERDOANDO! E como curamos uma ferida como esta? Simplesmente perdoando quem nos magoou.  Há na Bíblia cerca de mais de 70 referência sobra a palavra PERDOAR. “ E perdoa-nos os nossos pecados, pois, também nós perdoamos a qualquer que nos deve; ” (Lc 11:4) Essa passagem da Bíblia está na oração dominical, quando um dos discípulos de Jesus pediu para que o Mestre os ensinasse a orar. Nós mencionamos o perdão quando oramos a oração do Pai Nosso. O próprio Jesus quando foi crucificado no lugar chamado Caveira, colocaram-no ladeado por malfeitores, dizia: “ Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. ” (Lc 23:33,34)

O perdão pode transformar qualquer ferida em bem-estar. As feridas só podem ser curadas a partir do perdão liberado por nós em favor da pessoa que nos magoou ou feriu. O perdão muito pode em seus efeitos, assim como a oração do justo. Confessai vossos pecados uns aos outros, orai uns pelos outros assim diz o Senhor. Perdoai assim como Jesus nos perdoa e nos manda seguir em frente. A palavra de Deus nos lembra sobre a necessidade que temos de perdoar para que as bênçãos de Deus cheguem até nós: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas. ” (Mt 6: 14,15) e (Mc 11:26)

Perdoe e você verá que um fardo pesado sairá de seus ombros e a vida lhe parecerá mais bela e cheia de oportunidades. Jesus disse: “Tomai sobre vós o meu jugo. O meu jugo é suave. ” A falta de perdão pode se transformar em um peso insuportável na vida de quem carrega dentro de si uma ferida na alma. A falta de perdão é a raiz para a maioria das mortes por câncer, pois o ódio acumulado se transforma em doenças incuráveis.  O perdão produz leveza na alma, devolve a alegria de viver e nos faz descobrir que podemos ser mais felizes livres do rancor e do sentimento de vingança. “ E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. ” (Mc 11:25)

O perdão traz de volta a vontade de sonhar e de planejar a vida. Nos faz descobrir que Deus existe e que tudo pode transformar. Aquilo que é impossível para o homem, é possível para Deus. O perdão é o remédio eficaz para curar as feridas da alma. Que Deus te liberte e te dê a paz que você busca. Em nome de Jesus. “ Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade. Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro: assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. ” (Cl 3: 12,13)

Abra o seu coração. Perdoe quem te magoou com uma palavra, com uma atitude, com uma mentira, com um gesto. Perdoe, porque perdoar é divino. Quem perdoa mostra que tem amor no coração. O perdão nos torna maior e mais forte. Quando perdoamos tiramos dos nossos ombros um fardo pesado de rancor, revolta e AMARGURAS. A palavra amargura vem do grego pikria, que significa acerbidade, ira, aspereza, descontentamento e irascibilidade. Amargura é resultado de frustração não resolvida causada por ira ou inveja. A palavra-chave é frustração. Amargura não só destrói seu testemunho, mas também contamina outros!

A palavra contaminar vem do grego miaino, que significa manchar ou macular, contaminar cerimonial ou moralmente. Torna a pessoa incapaz de manter comunhão com o Senhor, de adorar e servi-lo. Uma amargura começa como “raiz”. No início, é uma minúscula raiz, muito difícil de ser detectada. Não é grande nem fica na superfície onde possa ser facilmente identificada. Pelo contrário, como um câncer, realiza seu trabalho insidioso lá nas profundezas ocultas, na medula de seu organismo espiritual. Somente depois de espalhar suas metástases é que os sintomas aparecerão em palavras, pensamentos e ações amargas.  

A amargura está tomando conta das famílias, da sociedade e das igrejas. As crianças são amarguradas com seus pais. Os pais têm amargura com os filhos. Os divorciados têm amargura com os ex-cônjuges. Os filhos de casais separados estão amargurados porque os pais se divorciaram. Os irmãos têm amargura uns com os outros por rivalidades em questões de afeto ou preferência dos pais e de heranças. Muitas famílias, antes unidas em amor, já foram destruídas pela amargura que brotou depois da leitura de um testamento. Há amargura no trabalho.

Há amargura na igreja. Os membros têm amargura com o pastor. E, lastimavelmente, muitos pastores estão amargurados com suas ovelhas. Amargura entre cristãos por causa de palavras, ações ou atitudes que ferem estão matando e dividindo igrejas. Pior de tudo, alguns estão amargurados com Deus, com sua Palavra e sua Igreja.   

Examine a si mesmo: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. ” (Sl 139.23,24.) Se há amargura, o problema está em você. Ou você errou em palavra, pensamento ou ação – ou errou em sua reação à pessoa que o ofendeu. Você já pediu a Deus para sondá-lo e purificá-lo do pecado de amargura?

Confesse: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. ” (1Jo 1.9.) Se o médico lhe dissesse que uma verruga de aparência benigna em seu braço era, de fato, um melanoma – a forma mais maligna de câncer de pele –, capaz de espalhar-se para seu fígado, pulmões ou cérebro, você diria: “Ah, deixe ficar e crescer mais um pouco? ” Ou você pediria que a removesse imediatamente? E por que você permitiria que uma pequena raiz de amargura permanecesse em seu espírito? “Porque se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. ” (1Co 11.31.)

         Confronte: “Se teu irmão pecar contra ti, vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. ” (Mt 18.15.) Depois de examinar a SI MESMO e depois de confessar SEU pecado, então – e somente então – é que você pode confrontar com compaixão, no espírito de Cristo, aquele ou aqueles que o ofenderam. Converse com ele (ou eles) em particular. Muitos cristãos nunca perceberam que ofenderam alguém com palavras ou ações. Você já feriu alguém sem perceber o que fez? Eu já. Portanto, converse com quem o ofendeu, dando-lhe esse desconto, acreditando que podem nem ter percebido o que fizeram. É assim que Jesus agiria, e é isso que ele espera de nós!

Fique em paz: “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. ” (Rm 12.18.) Observe que Mateus 18.15 diz: “Se ele te ouvir…” Algumas pessoas não se arrependem. Se não agiram corretamente, e você fez tudo o que deveria ter feito, então você pode ficar em paz. Não há mais nada que possa fazer. Não se aflija. Agora, é problema do ofensor.

Perdoe seu malfeitor, seu inimigo gratuito, pois você não tem lembranças de tê-lo magoado algum dia, mas mesmo assim ele te causa aborrecimentos, decepções e dor. Perdoe, pois fazendo assim estarás cultivando uma coroa em tua cabeça.

Perdoe, pois perdoar nos faz igual a Deus, pois ele nos perdoou e nos salvou e nos tirou do mar de lodo do pecado, pois estávamos condenados e destituídos da glória de Deus, mas mesmo assim Ele enviou seu único filho para que morresse por todos nós, todos. Deus não quer que nenhuma alma se perca tão grande é o seu amor por sua criação. Perdoar faz parte da nossa natureza, pois fomos criados a imagem e semelhança de Deus, logo, temos atributos de Deus em nós. Perdoe quem falou mal de você no seu trabalho, na sua vizinhança e principalmente na sua congregação.
Assim vos fará também meu pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. “ (Mt 18:35)

“Não guardem ódio contra o seu irmão no coração; antes repreendam com franqueza o seu próximo para que, por causa dele, não sofram as consequências de um pecado. ”  (Levítico 19.17 – NVI)

Se meu irmão errou, não posso guardar mágoa contra ele. Na verdade, o versículo seguinte (Lv 19.18) afirma: “Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas amem cada um o seu próximo como a si mesmo”. O andar em amor (e não guardar rancor) envolve repreender o irmão que errou. Quem não repreende e deixa o outro no erro é cúmplice. Quem não confronta, e fica com o coração errado pela falta de concerto, também peca!
Confrontos são inevitáveis em qualquer tipo de relacionamento, e na igreja não será diferente. Paulo confrontou Pedro, Barnabé e outros em público, e haverá momentos em que nós teremos que fazer algo semelhante. Portanto, penso que devemos nos preparar em oração para isto também.
O próprio Jesus foi entregue aos seus malfeitores por alguém que ele amava. Pedro o negou três vezes e dizia que o amava. Libere perdão para quem te magoou, peça perdão se você também causou mágoa para alguém. Perdoe de verdade, sem remoer o que lhe fizeram, simplesmente perdoe. Passe uma borracha e torne tudo novo, pois se você está em Cristo, nova criatura é, todas as coisas velhas já passaram. Siga em direção ao seu alvo, para a soberana vocação em Cristo Jesus, deixando as coisas velhas para trás.

Perdoe e abra um sorriso e o seu coração para a pessoa que você está perdoando. Deixe o amor de Jesus entrar no lugar do ódio, do rancor, da amargura. Cure as feridas que foram abertas e cicatrize-as de uma vez por todas. As feridas da alma matam mais rápido do que qualquer câncer, aliás, um câncer pode ser criado a partir de um rancor na alma. Perdoe e ore por alguém que te machucou.

 Ore porque fazendo assim, o Senhor irá te dar vitória. O teu perdão pode mudar a vida de uma pessoa para sempre, pode transformar definitivamente o rumo da história de uma pessoa. Quando perdoamos alguém e a liberamos, no mundo espiritual acontece uma transformação que pode afetar positivamente a nossa vida e a de outra pessoa.

Perdoe aquela pessoa que falou mal de você na sua igreja, ore por ela em vez de detestá-la ou evitá-la no culto de domingo. Lembre-se de que o Senhor diz que devemos resolver nossas pendências com nosso irmão antes de entregarmos a nossa oferta no altar. Perdoe se você se sentiu injustiçado por algo que você acredita que não fez. Perdoe, pois o Senhor que está em secreto te honrará em público. Perdoe e viva uma vida leve, livre e feliz com Jesus.

O perdão é terapêutico, pois ele cura as feriadas da alma, te devolve a alegria de viver em comunhão com Cristo, te devolve o sorriso, a autoestima, te faz amar as pessoas e orar por elas, te permite ouvir e principalmente, te eleva ao patamar da estatura de Cristo. Portanto, perdoe e quebre mais uma cadeia que o diabo levantou para te afastar do amor de Cristo. O perdão te torna um vencedor. Vença pelo perdão, transforme pelo amor, fortaleça pela oração. Dê o brado de vitória e de basta, viva o perdão!!!

“Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros. ”  (Provérbios 10.17 – NVI)
“Todo o que ama a disciplina ama o conhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo. ”  (Provérbios 12.1 – NVI)

“A repreensão faz marca mais profunda no homem de entendimento do que cem açoites no tolo. ”  (Provérbios 17.10 – NVI)

“Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir. ”  (Provérbios 25.12 – NVI)

“Ao servo do Senhor não convém brigar, mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade” (2 Timóteo 2.24,25 – NVI)




Nenhum comentário:

Postar um comentário