sexta-feira, 26 de agosto de 2016

UMA REFERÊNCIA DE VIDA

UMA REFERÊNCIA DE VIDA (J.F.de ASSIS)





UMA REFERÊNCIA DE VIDA (J.F.de ASSIS)



Vou contar neste texto uma experiência que tive e que marcou profundamente o meu ser, e que se reflete em toda a minha vida ainda hoje. Eu fui tomado em sonho e levado a conhecer um lugar maravilhoso, único e incomparável. Um lugar que nunca havia conhecido outro igual, um lugar ímpar para mim.

Neste lugar eu entrei por uma espécie de antessala, um hall de entrada cujas paredes lisas eram de um branco imaculado, brilhante e vivo como eu nunca havia contemplado em toda a minha vida de artista plástico. Eram as paredes de um alvor que ultrapassavam a alvura da mais branca neve. O teto desta sala acompanhava o branco das paredes. Haviam muitas luzes com um clarão também branco integrando-se ao ambiente que era de um clean, por vezes, assustador.

O chão desta sala era de um brilho intenso. Havia uma simbiose de brilhos do chão com o teto, do teto com as paredes, num ambiente completamente sem máculas. Não havia ali uma outra cor que se opusesse ao branco daquele lugar. Eu caminhava por sobre aquele piso reluzente e por vezes, por curiosidade, tocava no liso das paredes, as quais me lembravam a porcelana. Era como se as paredes tivessem sido feitas da mais pura e lisa porcelana. Havia um frescor no lugar.

Uma brisa macia soprava por todo o ambiente e me tocava suavemente no rosto como se fosse um carinho. E eu continuava a minha caminhada até chegar em um jardim que começava assim que terminava aquele corredor. Era um jardim magnifico que eu nunca tinha visto em toda a minha vida humana. Um jardim completamente tomado por flores de todas as espécies, formato, texturas e cores. Flores que se moviam em um bailado estonteante. Eu não sabia qual delas me impressionava mais.
        
         O chão era um tapete verde oliva, ora escuro ora clareando formando vários tons de verde em uma única espécie de grama. Algumas partes da grama surgiam outras espécies de fores, delicadas e pequeninas que me enchiam os olhos de tanta emoção.        O jardim era infinito, pois os meus olhos conseguiam ver a imensidão de suas flores por muitos, muitos, metros adiante sumindo em uma neblina suave e branca. Havia girassóis gigantes e pequenos, margaridas, zínias, achimenes, rosas de todas as cores e formas, manacás, flores do cerrado misturadas às outras flores.

Eu me maravilhava com tantas espécies diferentes e que pertencem às regiões diferentes do país e do mundo, naquele jardim. Lembrei-me do Jardim do Éden, para encontrar a justificativa por tantas espécies juntas em um único lugar. No meio do jardim havia uma fonte que jorrava uma água cristalina e limpa, onde os pássaros pousavam para saciar a sede.

Outros animais e insetos como borboletas, por exemplo, faziam acrobacias para beber daquela água que descia corrente, fazendo uma espécie de córrego, alimentando o jardim e as árvores carregadas de flores. Digo árvores, pois havia uma infinidade de árvores em todo o jardim todas cheiras de flores em suas copas. Os pássaros gorjeavam numa orquestra invisível. O canto envolvia todo o jardim, e as flores pareciam bailar ao som dos gorjeios. Alguns pássaros desciam até a mim e continuavam cantando como se estivessem me dando as boas vindas por estar naquele lugar. E meus dedos tocavam a maciez das flores, eu podia sentir o perfume de cada uma delas. Um perfume indescritível, até para um poeta experimentado com eu. O mais exímio perfumista jamais conseguiria inventar uma fragrância tão pura e tão doce e ao mesmo tempo amadeirada, e em outros casos tão cítrica ao mesmo tempo.

Era um colorido que nenhum impressionista ou expressionista conseguiria criar com sua paleta de cores. Um colorido que nem a mais vigorosa pincelada de um destro pintor poderia imitar. Às vezes, eu me pegava de olhos fechados, pensando se tudo aquilo não era um sonho e logo eu iria acordar para a minha realidade e não estaria naquele lugar realmente. Mas eu continuava a minha caminhada e contemplava extasiado toda aquela beleza. Eu levantei os olhos para o céu e pude ver um céu azul, brilhante e vivo sobre mim. Brancas nuvens adornavam aquele azul incomparável que cobria aquele lugar como uma abóboda celeste.

Todo aquele lugar maravilhoso e belo foi criado dentro de mim. Apesar de ser um lugar dentro do meu sonho, ele era real em minha vida. Eu fui levado a contemplar um lugar que realmente existe fora de mim. Ele não existe em minha mente como uma projeção imaginária, apesar de vê-lo em sonho. Eu não estava imaginando aquele lugar e projetando-o como um lugar que eu desejasse ver e estar. Aquele sonho levou-me a confirmar aquilo que eu realmente vivo todos os dias, desde que me casei com a mulher que vivo hoje.

Aquele sonho falava da intimidade dessa mulher com Deus e com o Espírito Santo de Deus. A pureza do hall de acesso ao jardim de flores maravilhosas, é na verdade o caráter dessa mulher. Sua firmeza de caráter comparado foi às paredes limpas e brancas e ao piso reluzente, pois sua fé está alicerçada na Palavra de Deus e o teto branco reflete a pureza e a cobertura do Espírito Santo em sua vida.

O jardim multicolorido reflete as muitas qualidades que ela possui como mulher, administradora das finanças da casa, como esposa, como mãe, como profissional dedicada e principalmente, como profeta de Deus.

         A fonte cristalina que jorrava alimentando as flores e todo o resto do jardim, significa a sua experiência espiritual, sua vida de oração e sua dedicação a ajudar as pessoas que lhe buscam para ouvir os seus conselhos e as suas orientações dentro da palavra de Deus que é fonte de água vida e de salvação.

O céu azul, a abóboda celeste que a cobria significa a sua retidão e sua perfeição de propósitos diante de Deus, o criador de todas as coisas.

O perfume das flores do jardim significa a verdade em suas palavras, em suas ações e em sua dedicação ao Senhor e a mim, que sou seu esposo e à nossa família. Seu sacrifício como mulher ditosa que é, chega às narinas do Senhor Deus como aroma suave, pois Ele a conhece e esquadrinha o seu coração enquanto mulher e como serva. Ela é para mim tudo o que eu posso representar como algo de bom, perfeito e verdadeiro.

Por tudo o que ela representa como esposa e companheira para mim, eu fiz este texto, tentando de alguma maneira, expressar toda a minha gratidão por sua existência em minha vida. Devo a ela tudo o que experimento de bom nos caminhos do Senhor. Sei que ainda há muito para ser deixado no altar, mas tenho por certo que com a sua ajuda, eu irei trilhar o caminho descrito acima, em direção ao jardim de maravilhas que mencionei em sonho, no início deste texto.


Assim como Jesus que usava as parábolas para explanar a sua mensagem do Reino de Deus para os incautos, assim eu fiz uso dessa licença poética para falar do caráter daquela a quem devo tudo o que sou. Graças dou ao meu Senhor por tê-la colocado em minha vida para que pudesse ser para mim como homem e cristão, UMA REFERÊNCIA DE VIDA.

2 comentários:

  1. TODA HONRA E TODA GLÓRIA SEJA DADA AO NOSSO DEUS, MEU AMADO ESPOSO. AMO VOCÊ!

    ResponderExcluir
  2. TODA HONRA E TODA GLÓRIA SEJA DADA AO NOSSO DEUS, MEU AMADO ESPOSO. AMO VOCÊ!

    ResponderExcluir