segunda-feira, 22 de agosto de 2016

LÍDER OU TIRANO?


LÍDER OU TIRANO?  (J.F.DE ASSIS)



Um líder não é imaturo. Uma liderança poderá ser nefasta se o líder demonstrar imaturidade, infantilidade no comando de uma equipe. Um líder não pode ser volúvel, pois um líder que se deixa influenciar por outras pessoas não pode comandar uma equipe. Um líder não tem “panelinhas” em sua liderança, pois as panelinhas pressupõem que há acepção de pessoas e um líder de verdade não discrimina seus liderados, nem cria grupinhos. Um líder não pode ser ditador, pois uma liderança não é imposta, se não, ela será ditadura e nunca uma liderança.

Um líder escuta os seus liderados e executa suas tarefas em conformidade com os anseios da equipe. Um líder não se influencia por “disse-me-disse”. Uma liderança movida a fuxicos não é uma liderança, mas um congresso de comadres. Um líder respeita seus liderados e mantém uma postura de líder e não usa uma linguagem torpe. Não usa gírias em seu linguajar, não tem vícios de linguagem. Um líder tem linguagem sadia e irrepreensível. Um líder não tem vigias, olheiros e bajuladores. Um líder tem liderados. Um líder que usa desses subterfúgios para manter sua liderança, não passa de um fraco e incompetente.

Um líder não é demagogo, pois em uma liderança o que se fala é o mesmo que se faz. Um líder não vive procurando falhas na equipe para apontar erros. Um líder valoriza a sua equipe e demonstra valor em si mesmo, sem arrogâncias. Um líder não é mentiroso. Pois a mentira tem pernas curtas e um dia a casa cai, e aí, tudo se esclarece. Um líder é amado e não odiado ou temido. Um líder faz o liderado trabalhar para ele por prazer e não por que mandou. Um líder é referência para o seu liderado, um exemplo a ser seguido e almejado. Um líder caminha junto e não só determina que o liderado caminhe.

Um líder planeja e executa juntos. Um líder se importa com a qualidade do seu trabalho e de sua equipe. Um líder avalia sua equipe com imparcialidade e honestidade, não usa de sua posição para prejudicar. Um líder tem o temor de Deus em seu coração e, por conseguinte, não maquina o mal contra o seu liderado. Um líder não deseja o mal, não promove a discórdia entre seus liderados. Não escolhe um para ser o Judas da equipe. Um líder está acima de qualquer pequenez humana. Um líder tem um caráter ilibado, está acima de qualquer suspeita, pois age com cordialidade e honestidade. Um líder chega e abre o sorriso de quem ele lidera. Um líder é sempre lembrado nos melhores momentos da vida do liderado. Jesus é um líder por excelência e ele nos deixou um exemplo de liderança para nós. A palavra de Deus diz: “Sejam imitadores de Cristo”. Deus não faz acepção de pessoas.


Um verdadeiro líder não espalha, ao contrário, ele junta. Um líder não é inseguro em sua posição, pois um líder é reconhecido até pelos inimigos. “Saul matou mil, mas Davi matou milhares”. Josué liderou a derrubada dos muros de Jericó, conseguiu com Deus que o sol parasse um dia para que ganhasse a batalha, liderou a travessia do rio Jordão a pés secos com seu povo. Moisés conduziu o povo pelo deserto por quarenta anos, atravessou com eles o Mar Vermelho. Neemias reconstruiu com seu povo, uma cidade que fora destruída. Um líder tem altivez e autoridade, mas não arrogância. Um líder tem humildade e não prepotência. Um líder nasce para servir primeiramente, antes de ser servido, assim como Jesus. Um líder de verdade desce primeiro antes de subir. Um líder de verdade ouve mais do que fala, porque a sua fala é sábia. Um líder não precisa enaltecer-se para ser reconhecido. Só os inseguros assim o fazem. Um líder não deixa a vaidade sobrepor-se sobre os liderados. Um líder de verdade não precisa de afirmação, mas de colaboração e união. Um líder de verdade contará sempre com a fidelidade dos seus liderados. Um verdadeiro líder jamais será confundido com um tirano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário