quarta-feira, 17 de agosto de 2016

DEUS AJUDA QUEM CEDO MADRUGA

DEUS AJUDA QUEM CEDO MADRUGA!  (J.F.de ASSIS)





O dito popular afirma que Deus ajuda aqueles que começam cedo sua batalha. A máxima nos faz crer que Deus está pronto a ajudar quem tem iniciativa e disposição. Deus está sempre pronto a abençoar os que tomam a iniciativa e não se deixam vencer pela inércia, indisposição ou preguiça. A Bíblia nos exorta quanto à preguiça: “Acorda tu que dormes, ó preguiçoso, vai ter com as formigas”. Deus não se agrada daqueles que se deixam dominar pela preguiça e pela falta de visão. O ser humano precisa ter uma visão de futuro, para que possa ser bem sucedido. A visão o empurra para a vida e para as lutas, contudo, a própria visão o encoraja a prosseguir. A visão lhe dá a certeza de que será bem sucedido, pois junto com a visão, a fé o impulsiona. “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vê” (Hebreus. 11:1).

Madrugar significa estar sempre pronto e disposto. Pois é na madrugada que o sono parece mais forte e pesado. É quando o nosso corpo está completamente embebecido pelo torpor da noite. É quando o cansaço do dia de trabalho nos faz relaxar. É quando nossas reações e emoções cessam e dão lugar ao prazer do adormecer. Despertar desse momento de completo prazer e entrega não é tarefa fácil. Precisamos de um esforço muito grande, pois se nos entregarmos ao cochilo, acabaremos voltando ao estado inicial do sono. Despertar é um esforço realmente sobre-humano.

A Bíblia diz que o Senhor “Ama aos que de madrugada O buscam.” É na madrugada que devemos também buscar a face do Senhor para pedirmos sua proteção e interferência em nossa vida espiritual e material. Na madrugada o momento é extremamente propício, pois contamos com o silêncio e podemos nos comunicar com Deus mais a vontade. O versículo nos diz que Deus ama os que o buscam na madrugada, ora, que maior certeza de sermos ouvidos pelo Senhor, se não nesse momento? “Deus ajuda ao que cedo madruga”, não está se referindo apenas aos que se levantam cedo para o labor diário, mas para todos quantos buscam ao Senhor, como sendo as primícias do seu dia. A palavra de Deus nos diz que: “Renovadas são a cada manhã, a misericórdia de Deus em nossa vida.” (Lamentações 3:23)


Ora, se Deus nos presenteia com sua misericórdia a cada manhã, então, porque não a recebemos com louvor, súplicas e orações? Madrugar quer dizer que devemos estar sempre abertos ao que o Senhor tem para nós. É estar a postos. Como uma atalaia, como uma sentinela atento a tudo, pois em vão vigia a sentinela se o Senhor não guardar a cidade. De nada adianta dizermos que somos cristãos, se não estamos madrugando em nossa fé para recebermos as nossas bênçãos. “Vigiai e orai, pois o espírito está pronto mas a carne é fraca.” Diz o Senhor.

3 comentários:

  1. Boa tarde onde esta escrito na biblia deus ajuda quem cedo madruga

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não tem. O texto foi feito a partir de um dito popular.se você ler o texto inteiro vai entender a mensagem. Obrigado por seu comentário. Graça e paz.

    ResponderExcluir
  3. A verdade é que esse dito popular não está na bíblia. Dizer que têm correspondência com algo escrito na bíblia é bobagem, porquê lá tem tudo, até as maiores perversidades, torturas e barbaridades podem ser encontradas

    ResponderExcluir