segunda-feira, 22 de agosto de 2016

AMOR: FÔLEGO DE VIDA

AMOR: FÔLEGO DE VIDA  (J.F.DE ASSIS)



Como alguém definiria o que é o amor? Seria o amor um sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso? Seria o amor afeição ou uma grande amizade, benevolência ou caridade? O amor provém do coração do ser humano. É um sentimento não muito fácil de definir. Como um poeta definiria o amor em seus versos? Ou um pintor, como conseguiria usando cores e formas?

 O Apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos diz que o amor é sofredor, é benigno, não é invejoso: o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. (I Cor. 13). Mas quantas formas de amor existem? Será que todo sentimento de bondade em nosso peito podemos chamar de amor? O que sabemos realmente do amor? O amor ágape que a Bíblia se refere é um amor incondicional, ou seja, é algo espontâneo, sem condicionar aquele que o oferece.

É um sentimento sem cobranças. O amor fraterno, entre irmãos e amigos é um sentimento mútuo, recíproco demonstrado entre si. O amor fraterno se manifesta quando estamos em apuros, em dificuldades, enfrentando desertos, provações da vida. O amor fraterno se manifesta por parte de nossos amigos ou irmãos da congregação. Todos se mostram solícitos e oram juntos, assim como diz na palavra de Deus: “Orai uns pelos outros” ou quando diz: “Levai as cargas uns dos outros”. Este tipo de amor é estimulado pela palavra de Deus quando nos diz: “Ama ao teu próximo, como a ti mesmo”.

O amor de mãe é um tipo de amor muito nobre. O coração de mãe pulsa mais forte quando se trata de seu rebento. Por mais que venhamos a deixá-la, nunca mais iremos nos separar do seu amor. Uma mãe jamais deixará de amar ao seu filho. A Bíblia nos lembra de honrarmos nossos pais, para que tenhamos acrescentados mais dias na terra. Ela se refere ao amor que nossos pais têm por nós, e que devemos honrá-los por isto. É neste momento que entra outro tipo de amor: o amor filial.

O amor de um filho por seus pais deve ser cultivado até o fim de sua vida. “Maridos amem vossas esposas e esposas amem vossos maridos...” Diz a palavra do Senhor. Aqui contemplamos o amor conjugal, onde marido e mulher desfrutam de um amor recíproco e verdadeiro. Deus abençoa uma união legal, pautada na sua palavra e nos seus mandamentos, onde não há lugar para maldições. O amor a tudo suporta, a tudo prevalece, pois quem ama perdoa e vence o mal. O amor encoraja e fortalece na adversidade e na provação.

O amor transforma o ser, tornando-o mais perto de Deus, pois o amor é fruto do Espírito. O amor produz o perdão e o perdão gera a bondade e a bondade a fé. O amor é um elemento transformador, pois tudo começa com o amor. O amor não permite que o indivíduo veja como o homem vê. Um coração cheio de amor tem outra visão de tudo o que o cerca. É como se alguém cheio de amor conseguisse ver cor em uma sala escura. O amor une e não separa.

Assim é o amor de Deus por nós. O amor de Deus é a soma de todo tipo de amor que conhecemos. Pois Ele nos amou primeiro, Ele nos amou tanto, tanto, que nos enviou o seu filho para que morresse por nós na cruz do calvário, para que Satanás não tivesse vitória contra o Projeto de Salvação estabelecido pelo nosso Criador. Satanás foi vencido pelo amor que Deus sente por nós. O amor de Deus é incomparável e infinito. O perdão é uma prova desse amor por nós.

O amor de Deus é como a Sua benignidade: dura para sempre. O amor de Deus nos reanima e nos dá o fôlego de vida, como no vale de ossos de Ezequiel 37. O Senhor quer reviver aqueles que se encontram mortos no pecado, quer trazer à vida, com seu fôlego do Espírito Santo.

Experimente este amor. Ele é como a água da vida: nunca mais terás sede. Beba desta água e sacie a tua sede de vida e paz em Cristo Jesus. Jesus quer te dizer como disse o pai do filho pródigo: “Este é meu filho que estava morto, mas agora reviveu”. Vinde e vede, abre teu coração para o amor de Jesus que a todos dá com liberalidade. Vinde para a vida, que a viver te convida. Receba o amor, o fôlego de vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário