segunda-feira, 29 de agosto de 2016

PROMESSAS DE DEUS


PROMESSAS DE DEUS (J.F.de ASSIS)



Na língua portuguesa a palavra promessa significa: ato ou efeito de prometer, coisa prometida, oferta, dádiva, compromisso, voto. Uma promessa envolve uma palavra empenhada com fidelidade. Quem promete se dispõe a cumprir o que prometeu de qualquer maneira, pois a sua palavra é a credibilidade que dá fé ao que foi acordado. Uma promessa envolve confiança, pois quem promete garante que cumprirá o que foi acertado, logo, não poderá sob hipótese alguma, descumprir o combinado, pois uma promessa e prova de fé. Uma promessa fortalece um relacionamento, pois a confiança mútua é a motivação para a manutenção do relacionamento saudável entre os indivíduos. Quem promete dá ao outro a esperança de realização. Quando um homem e uma mulher resolvem unir-se nos laços sagrados do casamento ambos prometem um ao outro fidelidade, amor, cuidado entre outras promessas para que o casamento seja duradouro. A confiança existente entre os cônjuges os faz dar o passo importante decisivo para as suas vidas naquele momento.

Há, em hebraico, ao menos duas palavras cuja raiz expressa diretamente uma promessa ou juramento. A primeira é alah, e diz respeito ao compromisso objetivo, à descrição do que é acertado. Alah é da mesma raiz de Elohim, daí não ser novidade que Deus é um Deus que se compromete e cumpre (Jr 1:12). E a segunda dabhar diz respeito ao ato e à palavra emprenhada para a consecução do compromisso. Davar se refere ao emprego de palavras onde se promete alguma coisa, tenha a promitente consciência de suas implicações ou não. O substantivo alah ocorre muito mais vezes que o verbo no texto original, apesar de terem o mesmo formato. Uma conotação paralela vem da palavra berith, que significa aliança. De modo que quando alguém faz uma aliança (berith) com alguém, jura (alah) através de sua palavra (davar).

ENCONTRAMOS NA PALAVRA DE DEUS ALGUMAS DESSAS PROMESSAS:

“Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”. Salmos 34.4

“O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade”. Salmos 84.11.

“Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne”. Ezequiel 36.26

 “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima.  Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. Apocalipse 21.4.
 “Agora estou prestes a ir pelo caminho de toda a terra. Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, lhes fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhuma delas falhou”. Josué 23.14

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”. Tiago 1.5

“O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz”. Salmos 145.13

“Pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus”. 2 Coríntios 1.20.

“Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua casa”. Salmos 91.9-10

“Não violarei a minha aliança nem modificarei as promessas dos meus lábios”. Salmos 89.34.

 “Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, livra a minha alma. Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia”. Salmos 116.3-5

“Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor falou ao Seu povo; tudo se cumpriu”. Josué 21.45

 “O reino de Deus é um reino eterno; o Seu domínio dura em todas as gerações”. Salmos 145.13

“Assim diz o Senhor: Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios”. Salmos 89.34

DEUS PROMETE, EM SUA PALAVRA:

CUIDAR DE VOCÊ

 “Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? ” – Mt 6.26

SUPRIR SUAS NECESSIDADES

Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome,porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará.” – Sl 34.10
SUPRIR O QUE VOCÊ PRECISA NO DIA DE HOJE

“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.” – Mt 6.34

GUIAR SUA VIDA

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. ” – Sl 23.1

DAR-TE SONO E DESCANSO

“Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.” – Sl 4.8

DAR-TE FORÇA

“Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” –Is 40.31

DAR-TE SUA PAZ

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” – Jo 14.27

DAR-TE UMA NOVA PERSPECTIVA DE VIDA

“Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” – Lc 12.15
  
NÃO LHE ABANDONAR

“O Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te  desamparará; não temas, nem te atemorizes.” – Dt 31.6

SER O SEU AUXÍLIO

“Assim afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem” – Hb 13.6

SUA PROTEÇÃO CONTRA INIMIGOS

“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”– Rm 8.31

TRABALHAR PARA SEU BEM

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” – Rm 8.28


DAR-TE SABEDORIA

“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” – Tg 1.5

DIRIGIR SUA VIDA

“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. – Pv 3.5,6

RESPONDER SUAS ORAÇÕES

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.”
Mt 7.7,8

DAR-TE CONFORTO PARA VOCÊ CONFORTAR OUTROS

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!  É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” – 2 Co 1.3,4

DAR-TE ALEGRIA

“Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho”. – Sl 4.7

SATISFAZER SEUS DESEJOS MAIS PROFUNDOS

“Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração”. – Sl 37.4

HONRAR SUA CONFIANÇA NELE

“E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível”. – Mt 17.20

SER SEU REFÚGIO NA MAIOR LUTA E PROBLEMA

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam”. – Sl 46.1-3

DAR-TE UMA NOVA PERSPECTIVA DE VIDA

“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez.” – Fp 4.11,12

ENSINAR-TE O PRINCÍPIO DO “CONTENTAMENTO”

“De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento.  Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele.  Tendo sustento e com que nos vestir estejamos contentes.”– 1 Tm 6.6,7

LIBERTAR-TE DA AVAREZA (O AMOR AO DINHEIRO)

“Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.  Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”. – 1 Tm 6.8,9

 ARRANCAR DO SEU CORAÇÃO AS PRIORIDADES TERRENAS

“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;  mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” – Mt 6.19-21

 ENSINAR-TE A IMPORTÂNCIA DA GENEROSIDADE
     
“Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; 18 que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; 19 que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.” – 1 Tm 6.17-19

FAZER CRESCER SUA FÉ

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.  Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”. – Tg 1.2-4

LEVAR-TE A UM PROFUNDO RELACIONAMENTO COM ELE

“Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, para que o meu espírito te cante louvores e não se cale. Senhor, Deus meu, graças te darei para sempre”. – Sl 30.11.12 




 PROSPERAR SEU TRABALHO

“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.” – Sl 128.1,2

ENSINAR-TE  O TEMPO DAS COISAS

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora.” – Ec 3.1,6

 SER CONTIGO

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus;   eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”  Is 41.10 Creia você também nas PROMESSAS DE DEUS



2 comentários:

  1. DEUS É FIEL PARA CUMPRIR TODAS AS SUAS PROMESSAS EM NOSSAS VIDAS. BASTA NÃO DESISTIR DE ESPERAR E CONFIAR.

    ResponderExcluir
  2. DEUS É FIEL PARA CUMPRIR TODAS AS SUAS PROMESSAS EM NOSSAS VIDAS. BASTA NÃO DESISTIR DE ESPERAR E CONFIAR.

    ResponderExcluir