segunda-feira, 15 de agosto de 2016

AS ARMAS DE DEUS

AS ARMAS DE DEUS (J.F.de ASSIS)




“Revesti-vos de toda a ARMADURA de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do diabo. Estais, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a VERDADE, e vestida a COURAÇA DA JUSTIÇA, e CALÇANDO OS PÉS com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o ESCUDO DA FÉ, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o CAPACETE DA SALVAÇÃO, e a ESPADA DO ESPÍRITO, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.

Armadura é uma vestimenta utilizada para proteção pessoal, originalmente de metal, usada por soldadosguerreiros e cavaleiros como uma forma de proteção às armas brancas durante uma batalha. As armaduras leves geralmente não têm partes metálicas, e normalmente são compostas de várias camadas de couro e/ou acolchoamentos.
As armaduras pesadas eram cotas de malha, peitorais de aço, brunias; por baixo dessas armaduras se usava uma camisa comum de algum tecido macio como algodão para reduzir a fricção da malha, mas principalmente para reduzir a força de impacto dos golpes. Apesar de se acreditar que armaduras imobilizavam o usuário, na verdade, armaduras medievais permitiam movimento fácil, o que as limitava era o peso, que diminuía a velocidade.

Elmo ou capacete – geralmente de bronze, com proteções para o rosto, revestidos pelo interior com feltro ou esponja. Nada mais leve do que um machado, ou um pesado martelo seria capaz de quebrá-lo. O alvo de Satanás é a minha mente. Toda batalha é travada na mente humana.

“O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo. ” 2 Coríntios 11:3


A estratégia de mentiras do diabo é a mesma desde o pecado original. Satanás sempre tentará levar o ser humano ao engano. A cabeça sempre merece um cuidado especial. E no campo espiritual não é diferente. Se Satanás conseguir controlar minha mente, controlará toda a minha vida. É necessária atenção, se ele não conseguir controlar toda minha mente ficará satisfeito em controlar o que eu permitir. Por isso Paulo diz em Tiago 1:8 que o homem que tem a “mente dividida” é instável em tudo o que faz.

Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo... Atos 5:3

O inimigo parece ter o poder de infiltrar seus pensamentos na mente humana. E dessa forma ele trabalha sem descansar, até mesmo enquanto estamos dormindo. A palavra hebraica para salvação ou libertação é Yeshuah é a mesma pronúncia de Jesus em hebraico. Jesus é a própria Salvação, só Ele é capaz de proteger a nossa mente.
“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? Salmos 27:1

Como o Capacete da Salvação nos protege?

A melhor forma de manter os pensamentos de Satanás do lado de fora e manter os pensamentos de cristo do lado de dentro.
“Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. ” Salmos 119:11
Encher a mente com a Palavra de Deus é o mesmo que encher a mente com o próprio Jesus. A esperança da Salvação também protege a mente.
“Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. ” (I Tessalonicenses 5:8-9)

A salvação é um fato na vida do cristão, mas também é uma esperança. É a esperança de que mesmo que eu esteja sofrendo terríveis ataques do inimigo, mesmo que a luta seja constante, eu não preciso ceder, a salvação é minha, e essa esperança de uma eternidade de paz ao lado de Cristo deve encher a minha mente me protegendo assim de qualquer investida das trevas.

Cinturão da Verdade- Satanás luta usando mentiras. Ás vezes as suas mentiras soam como verdades. Mas somente os cristãos têm as verdades de Deus que podem vencer Satanás. Ora, um cinturão é uma cinta larga, geralmente de couro, em que se suspendem armas. Ela envolve toda a cintura do indivíduo, dando-lhe proteção e firmeza, podendo ainda, dependendo da sua espessura e largura, proteger contra investidas de uma faca ou qualquer outro instrumento contundente. Assim é a verdade de Deus em nossa vida: ela nos protege e nos dá segurança para batalharmos contra as investidas de Satanás e vencermos as tribulações e as provações do dia-a-dia.

Couraça da Justiça- Satanás ataca frequentemente o nosso coração - o centro das nossas emoções - dignidade e confiança. É no coração que guardamos os sentimentos sejam eles de bem ou de mal. O coração ferido é uma porta aberta para o agir de Satanás. Um coração amargurado pela dor, pela desilusão, pela mentira, pelos sentimentos de inferioridade, de rejeição, a insubmissão, a rebeldia, a desobediência, a falta de fé, a incredulidade, a arrogância, a carnalidade tudo pode contribuir para que Satanás se manifeste e nos fira mortalmente. A justiça divina é a armadura do corpo que protege nosso coração e assegura a aprovação de Deus. O Senhor nos aprova porque nos ama... Por isso enviou Seu Filho para morrer por nós.

Sapatos da prontidão para divulgação do Evangelho- Satanás deseja nos convencer de que relatar as Boas-Novas é uma tarefa inútil e desprezível que o peso dessa tarefa é muito grande e que as respostas negativas serão demasiadamente difíceis de ser controladas. Mas os sapatos que Deus nos deu representam a motivação para seguir proclamando a verdadeira paz que está disponível em Deus, e somente Nele. Essas são as boas novas que todos precisam de ouvir. Deus nos calça com a proteção que devemos ter para enfrentarmos a nossa jornada de anunciar o seu reino na terra. Pois onde quer que pisemos a planta de nossos pés, abençoamos esse lugar e transformamos o ambiente.

Escudo da Fé- O que vemos são os ataques de Satanás sob a forma de insultos, reveses e tentações. Mas o escudo da fé nos protege sobre as setas inflamadas e invisíveis do diabo. Sob a perspectiva divina, tornamo-nos capazes de enxergar além das nossas circunstancias e saber que a suprema vitória é nossa.

Efésios 6:12 a 17 “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; ”

O escudo (do latim scutu) é uma arma defensiva que consiste essencialmente numa chapa de metal, madeira ou couro usada para se proteger de golpes inimigos. A sua origem é difícil de datar. Presume-se que o homem primitivo começou a usar esta arma quando iniciou as suas lutas pela posse de território, logo após a adoção do sedentarismo. Os nativos das Américas faziam escudos com o couro da anta curtido no sol. Ele resistia a flechadas e a balas de arcabuz. Seus escudos também podiam ser feitos de palhataquara (espécie de bambu) ou madeira. Os índios tucanos, da Amazônia, faziam escudos trançados com cerca de 60 centímetros de diâmetro. Algumas tribos da Amazônia confeccionavam seus escudos com taquaras partidas longitudinalmente e atadas umas às outras. Os escudos dos astecas do México eram redondos e feitos de madeira ou bambu adornados de plumas e metais preciosos.

A palavra escudo aparece na bíblia cerca de 69 vezes, isso nos mostrando a importância e utilidade dessa arma defensiva. A palavra escudo no original hebraico é magen, que significa broquel, defesa. O substantivo magen, refere-se a um objeto que proporciona cobertura e proteção ao corpo durante um combate.


Um broquel é uma espécie de pequeno escudo que era responsável pela proteção contra os golpes do inimigo, sendo uma peça segurada por mãos, ou segurada por encaixe no antebraço. Devido a seu pequeno tamanho, era mais ágil, seu material era variado entre metais, couro e madeira.

O escudo que é retratado na armadura de Efésios é um escudo romano. Esse escudo, chamado 'scutum', era um escudo longo que cobria dos pés à cabeça. Muitas vezes, imaginamos um escudo redondo e pequeno, mas aqui, Paulo especifica esse tipo de escudo que é muito peculiar ao exército romano e muito significativo na simbologia que ele empregou para as armas espirituais.


O exemplo de Paulo nessa armadura também objetiva esses dois aspectos. Primeiramente, vemos o escudo como a principal arma de defesa. A fé, como peça fundamental contra os dardos do diabo. E, de fato, sem fé não conseguiríamos permanecer contra os intentos do inimigo. Seria impossível viver a vida de Deus sem esse escudo de defesa, mesmo porque, constantemente, somos atacados pelo inimigo e, uma vez sem esse escudo, seríamos alvos fáceis.

O segundo aspecto tem a função de mobilidade. A força defensiva do escudo permite à Igreja contra-atacar o inimigo. Nos permite avançar, seguir em frente imprimindo autoridade e determinação contra o inimigo das almas. A palavra nos diz que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja de Jesus (Mateus 16:18). Aqui, Jesus está claramente demonstrando um aspecto ofensivo da Igreja, e assim podemos dizer que pela fé poderemos avançar contra as portas do inferno. Se temos pensado na fé enquanto uma certeza que se realiza, podemos também dizer que, quando evangelizamos e as pessoas se convertem, estamos atuando exatamente nesse sentido da fé e saqueando o inferno. Certamente, suas portas não prevalecerão contra nós. Esse é só um exemplo da fé operante, mas existem outros. O exemplo de Jesus, em Lucas 4, é um excelente exemplo do escudo sendo usado na defensiva. Ali, Jesus se firmou na palavra com tamanha fé que o diabo nada teve a fazer senão recuar. O que isso nos lembra? Tiago 4:7 nos diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.

O ESCUDO DA FÉ

A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova de fatos que não se vê” (Hb 11:1). “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6). Mas quando o Apóstolo Paulo chega na carta aos Efésios ele nos mostra a fé como um grande escudo.

Efésios 6 – 13. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 16. Tomando sobre tudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Portanto a fé é o nosso escudo de defesa, por isso precisamos colocar a Fé na frente de todas as circunstâncias e adversidades como nosso escudo, para nos proteger dos ataques do inimigo. Se concordamos com essa informação, então podemos dizer que o escrito em Hebreus 1:6, pode se traduzir que “Sem escudo da Fé é impossível agradar a Deus”.



O ESCUDO DA SABEDORIA

Certa vez o próprio Deus disse a Moisés que o povo sofre por falta de sabedoria, ou entendimento, conforme algumas traduções. Agora veja o que o homem mais sábio da história deixou registrado em um de seus livros.
Eclesiastes 7 - 12. Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.


O ESCUDO MAIOR, O PRÓPRIO DEUS

Mas o maior dentre todos os escudos que protege nossas vidas não poderia ser outro, este escudo se chama DEUS. Ele é o escudo quando tudo parecer impossível, quando as circunstâncias parecerem contrarias, quando o vento soprar contra sua vida clame por este escudo. Agora veja estes registros bíblicos.

Samuel-22:3, 31 e 36
(v.03) Disse, pois Davi: Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. O meu Salvador, da violência me salvas.
(v.31) O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam.
(v.36) Também me deste o escudo da tua salvação, e pela tua brandura me vieste a engrandecer.

Ainda não poderíamos deixar de citar que Deus foi o escudo para Abraão. Gênesis-15:1 - Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. 
Isaías-21:5“...; levantai-vos príncipes, e UNTAI O ESCUDO. ” Os escudos eram guardados ungidos. Ungir com óleo os escudos o fazia com que estes estivessem sempre em condições de uso, pois o óleo fazia com que as armas do inimigo como flechas e espadas se resvalassem e assim não ferisse o soldado, mas o escudo não poderia secar, e sim deveria ser constantemente molhado em óleo. É preciso ter sempre a unção do óleo do Espírito Santo para que o nosso escudo de defesa esteja sempre pronto para ser usado na batalha contra o mal.

Sl 3:3 “Mas tu, Senhor és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça. ”

Sl 5: “Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência, como de um escudo. ”
Sl 7:10 “O meu escudo está com Deus que salva os retos de coração. ”
Sl 18:2 “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. ”
Sl 18:30 “Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito; a promessa do Senhor é provada; ele é um escudo para todos os que nele confiam. ”

Sobre todo o exposto acerca da palavra escudo e de sua utilização como forma de defesa e de ataque contra as investidas do inimigo e das suas armadilhas, podemos inferir que além de elemento bélico, podemos desenvolver outras formas de defesa contra o inimigo da alma. O JEJUM é uma importante forma de defesa contra o mal, pois ao nos quebrantarmos com o jejum, fortalecemos a nossa carne e nos aproximamos dos propósitos de Deus para nós. O jejum nos coloca na dimensão de Deus, nos aproxima do Espírito Santo de Deus e nos deixa aptos para receber a unção que vem do alto para nos dar vitórias. A OBEDIÊNCIA também é uma importante arma de defesa e de ataque contra as investidas de Satanás. A obediência aos nossos líderes, a obediência ao que diz a palavra de Deus, nos fortalece contra qualquer forma de malefícios advindos do inimigo e de seus principados. A obediência é a forma mais eficaz do cristão agradar a Deus, pois assim o fazendo, estará amontoando tesouros sobre sua cabeça. A ORAÇÃO é também uma importante arma contra o mal e nos faz estar em constante sintonia com o mundo espiritual. A oração do justo muito pode em seus efeitos. Jejum e oração são estratégias de um crente de sucesso. A oração é uma bomba que faz o inferno tremer em suas bases, pois ela tem poder de transformar qualquer situação, pois a oração vem carregada da pólvora da fé, do estopim do jejum, e do gatilho da unção de autoridade do Espírito Santo.

A melhor maneira de resistir ao diabo e fazê-lo fugir de nós, para que tenhamos vitória na batalha contra o mal. Portanto, creiamos que o Senhor é poderoso para fazer muito mais do pedimos ou pensamos, e que é Ele quem cuida de nós e peleja as nossas batalhas. Portanto, irmãos FORTALECEI-VOS NO SENHOR E NA FORÇA DO SEU PODER (Ef 6:10)

Espada do Espírito/Palavra de Deus- A espada é a única arma de ataque nesta descrição da armadura divina. Existem momentos em que precisamos de tomar uma atitude ofensiva contra Satanás. Quando somos tentados, precisamos confiar na verdade, que é a Verdade de Deus. A palavra é derivada do latim e grego (Esparta) "spatha". A espada é formada basicamente por uma lâmina de metal, com gumes em ambos ou num dos dois lados, e uma ponta. Essa lâmina é fixada a um cabo, feito de metal ou madeira. Em se tratando da batalha espiritual, a nossa arma de ataque aqui é a Bíblia, a palavra de Deus. Com ela podemos contra-atacar as investidas de Satanás para nos corromper e nos enganar, como fez com a mulher no Jardim do Éden. A melhor maneira de nos prepararmos contra as tentações e crescermos em conhecimento é buscarmos a palavra de Deus.


 Devemos cingir os lombos, ou seja, proteger as costas, a retaguarda, guardar as partes desprotegidas, fortalecendo a segurança, fechar todas as frestas, tapar os buracos, fortalecer as fechaduras e os ferrolhos, reforçar a vigilância através da oração e da busca incessante do Espírito Santo, que está em cada um daqueles que recebeu a Jesus Cristo como seu senhor e salvador. Devemos vencer todos os dias a batalha contra a nossa própria natureza humana e buscar a presença de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E no demais irmãos, orai sem cessar, não extingais o Espírito. Não vos canseis de fazer o bem. Acautelai-vos dos cães; acautelai-vos dos maus obreiros. Quanto ao mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a. porque melhor é sofrerdes fazendo o bem, se a vontade de Deus assim o quer, do que fazendo o mal. Que o Senhor nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário