sexta-feira, 26 de agosto de 2016

AVAREZA NÃO É ESPERTEZA


AVAREZA NÃO É ESPERTEZA! (J.F.de ASSIS)




De acordo com a língua portuguesa, a palavra opinião refere-se a maneira de opinar de uma pessoa; o modo de ver de uma pessoa; parecer, voto emitido ou manifestado sobre certo assunto. Uma asserção que é nada mais do que uma proposição afirmativa ou negativa que anuncia um fato; uma afirmação sem fundamento; presunção. Um conceito, um capricho e uma teimosia. Podemos também afirmar que a palavra opinião também é uma obstinação, que significa firmeza, pertinácia, tenacidade, teima e birra.

Todos nós podemos emitir uma opinião sobre qualquer coisa que entendemos ser certo ou errado, segundo nossos próprios conceitos ou segundo aquilo que aprendemos na vida. Nem sempre aquilo que opinamos representa a totalidade de uma verdade. Nem sempre o que pensamos ser acertado pode ter o mesmo valor para outra pessoa.

A idiossincrasia, por exemplo, é a constituição individual, em virtude da qual cada indivíduo sofre diferentemente os efeitos da mesma causa. Qualquer detalhe de conduta próprio de determinado indivíduo. Em outras palavras, a idiossincrasia é o modo de ver de cada pessoa sobre determinada coisa. É a forma pela qual ela interpreta aquilo que se lhe apresenta em determinada situação. Isto não quer dizer que aquela pessoa domina a verdade absoluta das coisas. É a sua opinião sobre tal coisa, o que não representa, em muitos casos, a opinião dos demais.

Um crítico emite a sua opinião sobre determinado assunto a que tem domínio e preparo para tal observação, mas não quer dizer que todos devem concordar com as suas declarações e opiniões, pois o ser humano tem o livre arbítrio para refletir sobre tudo que o cerca independentemente da opinião de qualquer outro indivíduo, mesmo que este seja uma dita autoridade no assunto. As divergências não podem gerar conflitos a tal ponto de causar prejuízos morais ou físicos em quem diverge. Vencerá quem tiver mais capacidade de argumentação em suas teses acerca de tais assuntos.

Opinar sobre qualquer coisa baseado apenas na teimosia, na simples obstinação não é a fundamentação eficaz para que alguém convença outra pessoa sobre aquilo em que acredita. É preciso que haja farta, plena e forte convicção pautada numa sólida fundamentação. Afirmar algo apenas dizendo: “Por que sim!” ou “Por que não!” Não é resposta para quem quer expor o seu pensamento. Uma opinião não pode ser endossada apenas pelo simples fato de querer teimar ou desobedecer, ir contra uma regra ou um princípio estabelecido. A palavra de Deus diz que “Obedecer é melhor do que sacrificar”.

O povo de Israel desobedecia constantemente às ordens de Deus e principalmente as ordens do seu líder Moises que os guiava pelo deserto em busca da terra prometida. Moisés, a mando de Deus, retirou o povo das mãos escravizadora de faraó e lhes deu a liberdade. Andaram pelo deserto por cerca de quarenta anos por causa da obstinação, por causa da desobediência, por causa da rebeldia e da dureza de seus corações. Pagaram um alto preço por causa dessa rebeldia e em muitas vezes, com a própria vida, que foram ceifadas pelo próprio Deus que os havia libertado da escravidão do Egito.

Às vezes, uma teimosia pode levar o homem a roubar de Deus. A palavra de Deus diz que o homem rouba a Deus nos dízimos e nas ofertas (Malaquias 3:8). Quando nos negamos a devolver o dízimo ao Senhor, fazemos como Safira e seu esposo que foram mortos por causa da mentira e da avareza de seus corações. Quantos deixam de ser prósperos por causa da dureza de seus corações, por causa da avareza que há neles. A Bíblia nos diz: “Sê fiel no pouco que no muito te colocarei”(Mateus 25:21). Deus quer nos proporcionar as bênçãos da prosperidade, mas não as conseguiremos se formos infiéis e avarentos.

Ter uma opinião contrária ao que Deus nos estabelece como princípio de obediência e lealdade é querer permanecer nos valados e nos caminhos tortuosos do deserto. Até Jesus pagava os impostos dizendo aos seus discípulos: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. ” (Mateus 22:21) Quando o profeta de Deus nos lembra de trazermos todos os dízimos à casa do Senhor (Malaquias 3:10) para que ela seja farta e depois fazei prova de que Deus nos recompensará, ele não está nos exortando para que negociemos com Deus as bênçãos prometidas. Ele nos lembra de que temos de trazer ao Senhor o mínimo de tudo o que Ele, o Senhor de todas as coisas, que a tudo provê em nós, nos concede todos os dias.

 O verbo honrar significa distinguir, fazer diferença. E é isto que Deus espera de nós! Muito mais do que dízimos e ofertas, Ele espera que O honremos! “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. ” (Provérbios 3:9,10) “Faça cada um conforme resolveu em seu coração, não com tristeza, nem por necessidade; porque Deus ama ao que dá alegremente. ” II Coríntios 9: 7. Ter uma opinião sobre qualquer coisa requer, acima de tudo, que saibamos realmente sobre o que acreditamos.


A Bíblia diz: “Se queres sabedoria peça-a a Deus...” Ele nos dá e com liberalidade. Não podemos permitir que nossos ouvidos sejam infectados por qualquer vento de doutrina, principalmente demoníaca. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” Assim diz o Senhor. E não vos esqueçais AVAREZA NÃO É ESPERTEZA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário