quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O FRUTO DO ESPÍRITO

O FRUTO DO ESPÍRITO: Amor, alegria (gozo), paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (domínio próprio)

O AMOR.

Como alguém definiria o que é o amor? Seria o amor um sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso? Seria o amor afeição ou uma grande amizade, benevolência ou caridade? O amor provém do coração do ser humano. É um sentimento não muito fácil de definir. Como um poeta definiria o amor em seus versos? Ou um pintor, como conseguiria usando cores e formas? O Apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos diz que o amor é sofredor, é benigno, não é invejoso: o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. (I Cor. 13). Mas quantas formas de amor existem? Será que todo sentimento de bondade em nosso peito podemos chamar de amor? O que sabemos realmente do amor? O amor ágape que a Bíblia se refere é um amor incondicional, ou seja, é algo espontâneo, sem condicionar aquele que o oferece. É um sentimento sem cobranças. O amor fraterno, entre irmãos e amigos é um sentimento mútuo, recíproco demonstrado entre si.

O amor fraterno se manifesta quando estamos em apuros, em dificuldades, enfrentando desertos, provações da vida. O amor fraterno se manifesta por parte de nossos amigos ou irmãos da congregação. Todos se mostram solícitos e oram juntos, assim como diz na palavra de Deus: “Orai uns pelos outros” ou quando diz: “Levai as cargas uns dos outros”. Este tipo de amor é estimulado pela palavra de Deus quando nos diz: “Ama ao teu próximo, como a ti mesmo”. O amor de mãe é um tipo de amor muito nobre. O coração de mãe pulsa mais forte quando se trata de seu rebento. Por mais que venhamos a deixá-la, nunca mais iremos nos separar do seu amor. Uma mãe jamais deixará de amar ao seu filho. A Bíblia nos lembra de honrarmos nossos pais, para que tenhamos acrescentados mais dias na terra. Ela se refere ao amor que nossos pais têm por nós, e que devemos honrá-los por isto. É neste momento que entra outro tipo de amor: o amor filial.

O amor de um filho por seus pais deve ser cultivado até o fim de sua vida. “Maridos amem vossas esposas e esposas amem vossos maridos...” Diz a palavra do Senhor. Aqui contemplamos o amor conjugal, onde marido e mulher desfrutam de um amor recíproco e verdadeiro. Deus abençoa uma união legal, pautada na sua palavra e nos seus mandamentos, onde não há lugar para maldições. O amor a tudo suporta, a tudo prevalece, pois quem ama perdoa e vence o mal. O amor encoraja e fortalece na adversidade e na provação. O amor transforma o ser, tornando-o mais perto de Deus, pois o amor é fruto do Espírito. O amor produz o perdão e o perdão gera a bondade e a bondade a fé.

O amor é um elemento transformador, pois tudo começa com o amor. O amor não permite que o indivíduo veja como o homem vê. Um coração cheio de amor tem outra visão de tudo o que o cerca. É como se alguém cheio de amor conseguisse ver cor em uma sala escura. O amor une e não separa. Assim é o amor de Deus por nós. O amor de Deus é a soma de todo tipo de amor que conhecemos. Pois Ele nos amou primeiro, Ele nos amou tanto, tanto, que nos enviou o seu filho para que morresse por nós na cruz do calvário, para que Satanás não tivesse vitória contra o Projeto de Salvação estabelecido pelo nosso Criador. Satanás foi vencido pelo amor que Deus sente por nós. O amor de Deus é incomparável e infinito. O perdão é uma prova desse amor por nós.

O amor de Deus é como a Sua benignidade: dura para sempre. O amor de Deus nos reanima e nos dá o fôlego de vida, como no vale de ossos de Ezequiel 37. O Senhor quer reviver aqueles que se encontram mortos no pecado, quer trazer à vida, com seu fôlego do Espírito Santo. Experimente este amor. Ele é como a água da vida: nunca mais terás sede. Beba desta água e sacie a tua sede de vida e paz em Cristo Jesus. Jesus quer te dizer como disse o pai do filho pródigo: “Este é meu filho que estava morto, mas agora reviveu”. Vinde e vede, abre teu coração para o amor de Jesus que a todos dá com liberalidade. Vinde para a vida, que a viver te convida. Receba o amor, o fôlego de vida.

A ALEGRIA
Como podemos definir a alegria? Alguns acham que a alegria seja um estado de espírito. Outros, que a alegria seja o resultado de um estado de ânimo elevado, de um estado de euforia momentâneo ou mesmo que ela seja motivada por um momento de felicidade. A alegria pode ser a exteriorização de um sentimento de elevado prazer interior. Apesar de a alegria vir de dentro de nós, ela pode ser estimulada por algo que nos aconteça exteriormente. A alegria pode ser desencadeada por uma palavra de motivação liberada para o indivíduo, pode ser um acontecimento, como ser sorteado com um prêmio valioso, ver o nome na lista de aprovados em um concurso, a notícia de uma gravidez tão esperada. 

A alegria pode ser motivada por termos recebido boas notícias de uma pessoa que não vemos por muito tempo e que se encontra distante. A alegria desperta no indivíduo uma reação de felicidade, de contentamento. A alegria nos transforma nos faz rir e chorar ao mesmo tempo. Apesar de a alegria ser um sentimento de felicidade, ela pode vir acompanhada de choro. Mas não um choro com dor, com pesar. Mas um choro de felicidade. O Salmista Davi diz no Salmo 32: 11 “Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos...” Em Neemias Cap.8:10 lemos: “A alegria do Senhor é a vossa força”. A alegria mencionada na Bíblia Sagrada é uma alegria perene e não fugaz. Não é uma euforia provocada por alucinógenos ou pelo álcool. Não é uma alegria fabricada, aonde a depressão vem em seguida. “A vossa alegria ninguém pode tirar”. (João 16:22)

Assim é a alegria daqueles que confiam no Senhor, pois “o reino de Deus é alegria no Espírito Santo”. (Rm 14:17) Quantas vezes contemplamos pessoas que se entregam aos vícios em busca de um momento de prazer. Que destroem suas vidas tentando desfrutar da alegria e o máximo que conseguem são momentos efêmeros, fúteis e deprimentes? São pessoas que desconhecem a verdade de Deus. “Alegrai-vos sempre no Senhor.” (Fp 4:4) Quando buscamos no Senhor a alegria para a nossa vida, tudo se transforma ao nosso redor. Uma pessoa que se alegra no Senhor é capaz de ver a aurora anunciando outro dia, e apesar de ter passado toda a noite em oração, jamais se sentirá cansada ou esgotada, tampouco depressiva ou arrependida. Não são assim os ímpios, que acometidos de toda sorte de mazelas dos vícios, alguns chegam a cometer crimes. ”O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmo 30:5)

Aqui o Salmista Davi nos lembra de que a alegria que advém do Senhor nos restabelece e nos restaura. Aquele que busca a sua alegria no Senhor não comete pecado, pois o cristão que tem uma vida salutar com Deus, não precisa se preocupar com a sua própria consciência. Não haverá acusações em seu íntimo. A tristeza é nefasta e não vem de Deus. Ela nos definha como erva-daninha. Buscai no Senhor a tua alegria de viver. “E no demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” (Ef 6:10) pois a alegria do Senhor é a nossa força!

A PAZ
Segundo a língua portuguesa, a palavra confraternizar significa: Unir como irmãos. Conviver ou tratar como irmãos. Ter os mesmos sentimentos, crenças ou ideias. O salmista Davi diz em seu salmo 133: “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivem em união!” O versículo é escrito com uma exclamação, denotando a alegria interior que o salmista, que foi rei de Israel, estava sentindo naquele momento em imaginar a harmonia, a união de ideias, de pensamentos, de objetivos, de propósitos. Conviver em união é fortalecer laços e torna-los indissolúveis. É como uma corda de oito nós: incapaz de ser rebentada.

A amizade entre as pessoas é fortalecida com a união e a harmonia. Qualquer ambiente de trabalho, familiar, escolar ou social jamais desfrutará de felicidade eficaz, se não houver união e paz entre seus membros. Tudo flui em um ambiente de paz e harmonia, tudo brota, tudo vivifica, tudo cresce e tudo se completa. É impossível imaginar um ambiente de agrupamento humano sem que haja discordâncias de ideias, não vamos aqui fazer assertivas sobre isto, mas, quando há a harmonia cultivada, até mesmo as discordâncias são frutíferas. O que todos precisamos entender é que sem paz jamais experimentaremos progressos.

Não existe ganhadores em um ambiente de discórdia, pois todos perdem. Perdem os que se esforçam em ganhar e para tal não arredam pé de suas convicções, perdem os que foram vitimados pela intolerância. Perdem os que estão no meio de tudo isto. Quão bom é quão suave é que todos vivam em união, como este momento agora. A união pressupõe que existe respeito uns pelos outros. O salmo segue: “É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla dos seus vestidos. Como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordena a benção e a vida para sempre.” O óleo significa a unção da harmonia, da paz que envolve a todos de cima para baixo, onde todos são um só, sem acepção, pois Deus não faz acepção de pessoas, pois somos todos um, e apesar de sermos muitos fazemos parte de um único corpo.

O óleo derramado desce até à orla das vestes do Pai da fé, significando que o óleo vem descendo e unindo, ungindo a todos igualmente, uniformemente, sem separação, sem deixar um único espaço a ser ungido, ensopando, encharcando como o orvalho que cai sobre a montanha. O rio Jordão não tem uma fonte responsável pelo seu nascimento, mas ele surge do orvalho e da neve que cai sobre a montanha que ao ser derretido vai enchendo o e criando o rio. Se todos experimentarmos a unção da união e da amizade sincera, os nossos rios sempre serão fartos e farão brotar as árvores que plantadas junto aos ribeiros dão os seus frutos na estação devida e suas folhas não caem e tudo quanto fizermos prosperará, pois o mesmo salmista diz no seu salmo 1: “... Ele será como árvores plantadas junto aos ribeiros...” o salmo 84: 6 diz: “Feliz é o homem que passando por lugares áridos, faz dele um lugar de fontes.”

Todos nós podemos transformar o lugar em que estamos convivendo e vivendo, o local de trabalho, a igreja ou qualquer lugar, pois não é o ambiente que nos muda, mas nós temos o poder e a obrigação de mudá-lo. Qualquer ambiente pode ser mudado se nos propormos a mudar através da união de propósitos. Não podemos tocar em uma ferida se não temos a intenção ou a vontade de curá-la. Feridas físicas podem ser tratadas, mas feridas da alma só podem ser curadas com o perdão e o amor entre os homens. “Suportai-vos uns aos outros”. “Orai uns pelos outros”. “Suportai as cargas uns dos outros e exortai-vos uns aos outros com amor”. Estamos findando mais um ano em nossa jornada como educadores e temos de ter no coração o sentimento de dever cumprido.

Não importam as tribulações, as provações, pois toda tribulação é uma oportunidade de vitória. Todas as vezes em que somos provados, somos estimulados a vencer. Somos varões e varoas valorosos, pois somos e fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. A Bíblia diz que existem amigos mais chegados do que irmãos (Pv 18:24). A amizade é um bem inestimável, não há quem possa mensurar ou avaliar o valor de uma amizade. Este valor transcende o nosso próprio entendimento sobre tal importância.

Abrace seu irmão, diga para ele palavras de conforto e de exaltação, faça-o se sentir aceito, valorizado e amado por você que esteve com ele durante todo o decorrer do ano. Exteriorize para o seu irmão que ele foi importante em tudo o que você conviveu neste lugar. Derrame o óleo precioso sobre a sua cabeça e o faça se sentir parte de você, como Arão que teve seus cabelos barba e vestidos encharcados harmoniosamente pelo óleo do Senhor. Que este dia fique marcado em sua mente. Abra seu coração para a união, faça uma faxina em tudo o que estiver entulhando seus sentimentos mais nobre. Agradeça ao Criador de todas as coisas por ter a oportunidade de dizer para alguém o quanto você o admira e respeita. E principalmente, por ter a oportunidade de dizer o quanto você se alegrou quando lhe disseram:" Vamos à casa do Senhor”. Que tudo seja novo e bom para todos. Que possamos dizer sempre que chegarmos à casa do Senhor e contemplar nossos irmãos: “QÃO BOM E QUÃO SUAVE..

A BENIGNIDADE 

Como podemos definir o que é bondade? Bondade é tudo aquilo que fazemos de bom para alguém. A bondade é um gesto que nos apraz, que nos dá prazer de realizar, pois esta atitude faz bem à nossa alma. Aquele que a pratica atrai para si as bênçãos de Deus, pois como bem o diz o Salmista Davi, no Salmo 23:6 “Certamente, Bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida”. A bondade é um gesto de grandeza, um gesto de fé. Pois se cremos que agindo assim estaremos cumprindo aquilo que deus nos deixou como mandamento: “ama ao teu próximo como a ti mesmo”. A bondade é um gesto de amor ao próximo.

Quando abrimos o nosso coração para a bondade, aprendemos que ganhamos muito mais quando a praticamos. A bondade não é uma moeda de troca, pois assim o fazendo estaremos sendo mentirosos e o nosso gesto seria abominável ao Senhor. A bondade não é negociada, condicionada a outra coisa. A bondade não é hipócrita. A bondade é despretensiosa, não maquina mal contra o outro. A bondade se realiza com o bem do próximo. A bondade não recebe pagamento por ter sido realizada. A bondade é um fruto do Espírito, logo, a bondade é divina.

Foi a bondade de Deus que nos salvou da condenação eterna. Deus enviou seu único filho para morrer por toda a humanidade que destituída estava da glória de Deus. “O fato de ainda não termos sido consumidos, é por causa da sua misericórdia, que se renova a cada manhã;” diz a palavra do Senhor em Lamentações 3:23. Todos os dias somos abençoados pela bondade do Senhor, então, porque não praticarmos essa bondade na vida dos nossos irmãos?

Lembrai-vos da hospitalidade, pois muitos sem o saber hospedaram anjos em suas casas, diz a palavra do Senhor. A bondade não faz acepção de pessoas. Devemos fazer o bem sem olha para quem. A bondade é espontânea. Não vos cansei de fazer o bem, pois assim o fazendo, ajuntareis tesouros no céu. Olhe para o seu próximo com um olhar de bondade, dê a ele um sorriso, abrace-o, cumprimente-o exerça o que Deus colocou em seu coração quando lhe deu o sopro de vida. Deus lhe deu um dos seus atributos mais bonito: a bondade!

OUTRO FRUTO DO ESPÍRITO: A FÉ.

          “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16:33). O versículo acima é uma assertiva de Jesus durante as últimas instruções que o Mestre Jesus estava dando aos seus discípulos. Jesus nos dá a certeza de que apesar de termos aflições, atribulações, problemas, muros para transpor também seremos vitoriosos, pois a palavra de Deus nos diz: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores...” (Rm 8:37). Enquanto estivermos neste mundo seremos provados de todas as formas em nossas forças, nosso ânimo e nossa determinação de enfrentarmos os problemas. Quantas vezes somos surpreendidos por problemas na vida pessoal, profissional, familiar e até mesmo na vida cristã?

          Algumas vezes somos levados a uma desmotivação por causa de decepções que experimentamos em alguma área da vida. Os problemas chegam de uma maneira tão estressante que, se não estivermos firmes em nossa fé em Jesus Cristo, acabaremos por nos deixar enganar pela expressão popular: “Chutar o pau da barraca!” Ou seja, jogar tudo por terra sem se importar com as consequências do nosso ato impensado. Satanás deseja exatamente que desistamos do projeto de Deus. Ele usa de todo tipo de artimanha para nos desestimular e voltarmos para o pecado. O cristão não se deixa levar pelo impulso, pelo apelo carnal. O servo de Deus age de maneira direcionada pelo Espírito Santo e nunca pela tentação do pecado. Paulo diz em sua carta aos Romanos que em todas as nossas provações somos “Mais do que vencedores...”

          Ora, mais do que, nos dá uma dimensão bem maior daquilo que imaginamos ser. Pois ser vencedor é o ponto mais alto que podemos conquistar na dimensão do entendimento humano. É a escala máxima que o homem criou para o topo da conquista humana. O que o versículo nos diz é que somos mais do que o nosso entendimento pode conceber, porque entendemos como homem e Paulo nos faz ver na dimensão espiritual, que vai muito além do que podemos imaginar. Porque o Senhor é poderoso para nos dar muito mais do que pedimos, pensamos ou esperamos (Ef. 3:20) As tribulações existem e sempre existirão, mas elas são certeza de que seremos bem-sucedidos em qualquer situação que se apresente para nós, pois a fé é o que nos impulsiona para o enfrentamento. Não nos esqueçamos de que “a fé é firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que nãos e veem”. (Hb. 11:1)

          O primeiro passo para termos a certeza de que venceremos as dificuldades, os problemas, as aflições, as decepções e tudo o mais que tentar ameaçar nossa fé é cremos que somos capazes. Podemos até usar uma expressão muito usada no mundo: “Deus dá o frio conforme o cobertor!” Ora “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará” Está na Bíblia, “O Senhor é o meu refúgio e minha fortaleza, socorro bem presente na angústia”. “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum”. “O Senhor é quem me guarda”. “É o Senhor quem peleja as minhas batalhas”. “Vai com a tua força, o Senhor é contigo”. “Sai da tua tenda, da tua parentela...Tu serás uma bênção”. “Tão somente tem bom ânimo” “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, que eu vos aliviarei”. “Tomai sobre vós o meu jugo, o meu jugo é suave”.

          Não estamos sozinhos em nossa luta diária, nesta jornada que empreendemos de servir ao Senhor. Ele nos enviou o Consolador para nos dar a força necessária para enfrentarmos o dia-a-dia de ser um cristão. Façamos como Paulo, vamos combater o bom combate, mantenhamos a nossa fé e sigamos em frente em direção ao alvo, que é Jesus. Que venham as provações, pois como diz II Tim 2:15 “Procura apresentar-te a Deus como obreiro aprovado...”

          Foi assim com Davi que se viu provado mas não desanimado, desafiado mas não derrotado. É o Senhor dos exércitos quem nos fortalece e dá a força que precisamos para os embates de cada dia. Deus nos dá a cada provação uma oportunidade de exercermos a nossa fé e consequentemente, experimentarmos a vitória.







Nenhum comentário:

Postar um comentário