quinta-feira, 18 de agosto de 2016

INFLUÊNCIA VIRTUAL, ALERTA ESPIRITUAL!


INFLUÊNCIA VIRTUAL, ALERTA ESPIRITUAL. (J.F.de ASSIS)


A internet é um conjunto de redes mundial, e o nome tem origem inglesa, onde inter vem de internacional e net significa rede, ou seja, rede de computadores mundial. A internet, que pode ser escrita com a primeira letra em maiúscula, ou minúscula, é uma rede de computadores interligados que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo.

A internet é composta por milhões de redes particulares, formada por residências, empresas, universidades, órgãos do governo, e um número incontável de indivíduos. Tornou-se um fenômeno, pois é através dela que as pessoas têm a possibilidade de coletar informações sobre qualquer assunto do seu interesse, em qualquer lugar no mundo.

E é esta capacidade de interação que a internet tem, que pode se transformar em um perigo para quem não está preparado para usar esta ferramenta de desenvolvimento e inter-relações entre as pessoas. A velocidade com que uma informação chega e viaja para o mundo é impressionante. Um simples toque na tecla Enter ou Eviar, pode transformar a vida de quem usa a internet. Uma informação, uma fotografia, uma frase podem ser acessadas num simples toque.

A internet em si não é uma ferramenta demoníaca se for usada para o bem. É claro que na rede existem bilhões de informações que contrariam os princípios da moralidade principalmente cristã, mas existe na internet uma infinidade de informações úteis e de grande importância para quem a usa como fonte de pesquisa e aprimoramento profissional, pessoal e até mesmo cristão.

Não podemos taxar a internet como uma vilã da nossa geração, uma espécie de mal do século, pois cabe a quem faz uso das suas janelas, fazer o bom uso. O Apóstolo Paulo nos diz: “Experimentai de tudo e retenhas o melhor”. E ele ainda continua mais adiante dizendo: “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”. Ora, a informação está lá, mas se nós sabemos que ela não me convém acessar, porque eu o faria? A internet pode ser comparada ao mesmo fato que ocorreu com o Adão e Eva. Deus lhes havia dito que de tudo poderiam comer do que havia no Jardim do Éden, mas da árvore do conhecimento não deveriam comer, pois se assim o fizessem, certamente morreriam. Eva deixou-se enganar pela serpente e comeu do fruto proibido e ainda pior: fez com que Adão o comesse também, induzindo-o a pecar juntamente com ela. O resultado foi catastrófico para eles.

A internet é uma importante e insubstituível fonte de informações para a humanidade nos dias atuais. É inegável a sua importância em todas as áreas da vida do homem. Os jovens são os que mais fazem uso dessa ferramenta disponível 24 horas por dia, à sua disposição. E é esse jovem o mais afetado no uso exacerbado da rede mundial. A internet pode ser um importante aliada nas tarefas escolares dos jovens, mas a maioria a usa para alienar-se a cada dia mais. Uma grande parte dos jovens na faixa etária entre 14 a 25 anos não consegue manter uma leitura correta de um simples texto. Não consegue concatenar as ideias nas questões mais simples por causa da alienação literária em que se habituou. A grafia é quase ilegível e não consegue formular um texto usando simplesmente papel e caneta, pois se habituou ao teclado de um celular. O pior ainda está por vir: Ele não consegue escrever uma palavra inteira, pois nas redes sociais em que frequenta, as palavras são escritas pela metade e na maioria das vezes, de forma incorreta. Seu cérebro não consegue mais formular uma frase inteira sem ter que truncar o seu pensamento com abreviações grotescas.

A internet não é a vilã deste processo de retardamento mental dos jovens. A culpa está na forma como este jovem conduz o seu acesso à rede mundial de computadores. Ela é uma ferramenta lícita, entretanto, nem tudo o que é lícito me convém. A internet pode causar dependência psíquica em um indivíduo despreparado psicologicamente, se ele fizer uso de suas páginas sem a maturidade espiritual para tal. Inúmeras são as pessoas no mundo que se tornam ou se tornaram dependentes da internet de forma compulsiva. São incapazes de dormir oito horas mínimas de sono, porque estão ligadas na internet, outras tantas sequer comem nos horários regulares, ou se o fazem o fazem com os olhos vidrados na tela de um computador ou de um celular, ligados na internet.

A internet também cria modismos e muda o comportamento e a rotina das pessoas. De uma hora para outra um indivíduo passa a usar determinada coisa ou a agir de forma diferente somente porque viu “bombar” na internet um vídeo que alguém lançou. A internet também pode influenciar negativamente nos hábitos de uma pessoa se esta se deixar dominar pelo que acabara de ver postado em uma rede social. As influências negativas chegam aos lares de maneira sorrateira e quando se dão conta, as pessoas já estão tomadas por uma atmosfera malévola. Quantos crimes foram executados por influência de um game ou uma postagem colocada de forma a incentivar uma prática delituosa?

Pessoas mal intencionadas também fazem uso da internet para atingir a outras pessoas, postando arquivos que denigrem a imagem de outra pessoa expondo-a ao mundo. A internet também deu vazão ao surgimento de hackers que invadem os arquivos pessoais de uma pessoa causando-lhe danos irreparáveis. Seria então a internet um mal necessário?

INFLUENCIANDO PARA O BEM

De acordo com a língua portuguesa influenciar quer dizer: exercer influência sobre outra pessoa, influir, ato que uma pessoa exerce sobre outra, de maneira positiva ou negativa. A forma como essa influência é feita reflete a vontade de quem quer influenciar. Uma pessoa pode influenciar de maneira negativa se ela se aproximar de alguém com uma intenção malévola, ou seja, quando se quer um resultado pernicioso contra a vítima. Quando a serpente aproximou-se de Eva e a demoveu da sua obediência a Deus, a serpente estava maleficamente intencionada a destruir a mulher, e conseguiu. Eva sabia que não podia comer do fruto da árvore do conhecimento, pois certamente morreria. Foi isto que Deus disse aos dois, homem e mulher. Mas a serpente, ___ que nada mais era do que o próprio inimigo do projeto de Deus, inimigo das almas, ou seja, o próprio Satanás ___ sabia que poderia influenciar negativamente à mulher, pois ela aproveitou a sua distração par aplicar-lhe o seu veneno.

Quantas vezes somos tentados a cair nas armadilhas de Satanás, simplesmente porque nos distraímos dos princípios de Deus. A Bíblia diz que o diabo anda ao nosso derredor, esperando uma oportunidade de nos influenciar negativamente para o pecado. Ele não descansa de suas investidas e maquinações, usando de todas as suas artimanhas para nos enganar. A Bíblia diz que ele veio para: “Matar, roubar e destruir”. Eva foi influenciada pela serpente a comer do fruto proibido e desobedeceu a ordem do Senhor. Não bastando o que fizera a mulher também influenciou Adão a comer do fruto, estando ele também distraído. A bíblia diz: “Vigiai e orai, para não cair em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Adão e Eva não vigiaram e se deixaram influenciar negativamente por Satanás e pagaram um alto preço: foram expulsos do Jardim do Éden. Se não atentarmos para quem está dirigindo a nossa vida, será como se estivéssemos em um carro desgovernado, ou com o motorista dormindo indo em direção a um barranco: todos serão levados para o fundo do abismo.

Muitas vezes somos influenciados por alguém que quer nos destruir e não sabemos. Temos de ter o discernimento como Jesus teve quando foi tentado por Satanás no deserto. Ás vezes uma palavra dita por alguém que quer nos causar mal, pode nos desviar da verdade de Deus para nos ver cair no barranco. Satanás sabia que Jesus havia jejuado quarenta dias e quarenta noites e deveria estar com fome no último dia, então Satanás disse a Jesus: “Se realmente és filho de Deus, transforma essas pedras em pão”. Ao que Jesus lhe disse: “Nem só de pão, viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” Más influências podem ocorrer em qualquer situação, pode ser na escola, no trabalho, na rua, em uma festa de confraternização, na comemoração de uma promoção, após uma partida de futebol com os amigos, etc.

Qualquer lugar e hora podem acontecer más influências em nossa vida. Temos de saber discernir e dizer como disse Jesus para Satanás: “Aparta-te de mim, Satanás!” Se deixarmos Deus guiar a nossa vida, jamais seremos molestados por más influências na vida. Elas surgirão sim, mas se temos a convicção de que Deus pode nos livrar do maligno, nada nos influenciará para o mal. Deixe que Deus guie a sua vida de agora em diante, permita que a influência positiva do Senhor transforme definitivamente a sua vida.

A Bíblia diz que: “Se os teus olhos forem maus todo o teu corpo será trevas”. ’ Que influência malévola está acontecendo hoje na tua vida? Que coisa você tem que excluir da tua vida que ainda está exercendo uma influência negativa no teu trabalho, na tua vizinhança e principalmente na tua família? Seja você uma influência positiva para os seus amigos e colegas de escola e até do trabalho. Influencie positivamente aqueles que te cercam e seja um instrumento de transformação dessas pessoas. Seja o espelho que reflita a imagem de Deus na tua vida. Influencie e seja inspiração para os que te buscarem para ouvir uma palavra reconfortante e edificante. Seja como as flores que atraem para alimentar e alegrar a vida de todos nós.


Use a internet como uma ferramenta positiva em sua vida. Descubra as maravilhas de Deus através de suas páginas e saiba que a rede mundial pode ser benéfica para a sua vida, desde que seja usada de maneira inteligente e segura. Pode os parasitas que minam a sua rede social, a sua página de amigos, colegas de trabalho e da sua igreja. Faça uma faxina nas teias de aranha que minam os seus relacionamentos e os torne saudáveis para a sua vida social e cristã. Elimine da sua vida as aparências do mal e desfrute das maravilhas que é descobrir o mundo que Deus criou, na ponta dos dedos. Lembre-se: você sempre poderá deletar todo o lixo que insistir em desviar você de uma vida cristã vitoriosa. Para a INFLUÊNCIA VIRTUAL, ALERTA ESPIRITUAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário